Após terem sido atribuídos os títulos nacionais de contra-relógio para as Masters e elites femininas e sub-23 masculinos, a tarde de hoje ficou reservada para os elites masculinos. Duas séries de ciclistas, a primeira a partir às 16h30, com Bernando Gonçalves a ser o primeiro ciclista a fazer-se à estrada. O grande nome desta primeira parte era António Morgado e o hoje da UAE Team Emirates não defraldou as expectativas.
O ciclista de 20 anos completou as 3 voltas ao circuito feirense em 39 minutos e 32 segundos, o que na altura o colocava na liderança do contra-relógio e por larga margem! 2:08 de vantagem para Daniel Dias e 2:37 para José Sousa, com os restantes a mais de 3 minutos. Restava esperar pela segunda série de ciclistas, onde estavam nomes mais importantes da especialidade e que podiam aproximar-se muito do tempo de António Morgado.
Os minutos iam passando e, depois da primeira volta ao circuito, via-se que o registo de Morgado era muito bom, já que continuava em 1º, com Ivo Oliveira a 2 segundo e Rafael Reis a 16. 10 800 metros depois, com mais uma volta percorrida, Morgado mantinha-se em 1º lugar, agora com 7 segundos de vantagem para Ivo Oliveira e 24 para Rui Costa que, entretanto, tinha ultrapassado Rafael Reis, que já cedia 46 segundos. Crescia mais a expectativa, já que Morgado fez um contra-relógio em crescendo, com a última volta a ser a melhor do seu esforço individual.
Rui Costa mostrou que também geriu muito bem o seu esforço, terminando com 39:59, ficando a 27 segundos de Morgado. Ivo Oliveira chegava de seguida, depois de dobrar Rafael Reis, terminando a 17 segundos, o que garantia o título nacional a António Morgado! 20 anos e primeiro título nacional de elites para o ciclista das Caldas da Rainha.