A Amaury Sport Organization anunciou esta tarde as 3 equipas que vão fazer companhia às 19 formações do World Tour que vão alinhar na Vuelta, que está prevista para final de Outubro e início de Novembro.
Ao ganhar o ranking de 2019 entre as formações Profissionais Continentais, a Team Total Direct Energie tinha a escolha em mãos de participar ou não na última Grande Volta do ano. A equipa francesa optou por participar, regressando assim 4 anos depois à prova espanhola.
Com 19 equipas WT mais a Direct Energie certas, ficaram a sobrar 2 vagas para a organização decidir. A primeira escolha foi bastante óbvia: a Caja Rural. Uma equipa que tem sido presença habitual e tem sido regularmente a melhor Profissional Continental espanhola. Para além disso, até já somou vitórias em 2020 em solo espanhol, nas poucas provas que se realizaram.
Depois parece-nos que última vaga estaria entre a Burgos-BH e a Fundacion-Orbea, antiga Fundacion Euskadi. À primeira vista diríamos que o favoritismo até estava do lado da equipa basca, primeiro porque boa parte do percurso será no País Basco, e segundo porque apostaram forte na contratação de 2 nomes sonantes a nível interno como Juan José Lobato e Ruben Fernandez, apresentando resultados até agora em 2020.
No entanto a escolha recaiu na Burgos-BH, dos portugueses José Neves e Ricardo Vilela, o que para nós portugueses é uma excelente notícia. Uma equipa que optou por manter a sua estrutura e base de 2019 e que volta a marcar presença na Vuelta, tal como aconteceu em 2018 e 2019.