A temporada de 2024 está prestes a começar e o Clube Ciclismo de Tavira já revelou, de forma oficial, o seu plantel para a nova época. A equipa mantém a denominação de AP Hotels & Resorts/Tavira/SC Farense e mantém um total de 12 ciclistas. Vidal Fitas continua a ser o responsável máximo de uma equipa que viu sair 3 ciclistas e entrar outros tantos.



Saem de cena dois nomes históricos da equipa algarvia. David Livramento e Valter Pereira tiveram uma carreira ligada à formação de Vidal Fitas, sempre na mesma estrutura, foram ciclistas muito fiáveis ao longo de mais de uma década. Ambos irão para a reforma, tal como acontece com o mais jovem Rafael Lourenço. Aos 26 anos, o puncheur português também decidiu pendurar a bicicleta.

Delio Fernandez será, novamente, o grande líder da formação tavirense, um ciclista completo que na temporada passada conseguiu vencer no Alto da Torre, envergar a camisola amarela da Volta a Portugal e ser 2º na Senhora da Graça. Teve um dia mau mas, aos 37 anos, mostrou que ainda é um corredor muito perigoso. Alvaro Trueba será um dos principais apoios, o espanhol é muito fiável, e já está há muitos anos em Portugal e no Tavira. Venceslau Fernandes será outro apoio importante para a montanha, numa equipa que manteve os jovens José Bicho, Ruben Simão e Diogo Barbosa, o experiente Samuel Blanco e o angolano Euclides Chagui.



Carlos Salgueiro é o derradeiro nome que mencionamos e que transita de 2023. O português de 24 anos continua a ser um corredor muito perigoso nos finais ao sprint e, na época que terminou conseguiu a primeira vitória da carreira no GP Jornal de Notícias. Na próxima época pode fazer uma dupla muito perigosa com o reforço Francisco Campos. Depois de uma época onde começou na Fonte Nova-Felgueiras e fez a Volta a Portugal na BAI-Sicasal, o sprinter luso tem mais estabilidade para demonstrar toda a sua qualidade. Um dos homens rápidos mais regulares do nosso pelotão, conseguiu muitos top-10 em 2023 sem muito apoio, podendo conseguir ainda melhor em 2024.

Afonso Silva é um reforço muito interessante. Com 23 anos, o ciclista português vem de duas temporadas na Kelly/Simoldes/UDO onde, a espaços, mostrou todo o seu potencial evidenciando-se como atleta que se adapta perfeitamente aos percursos mais duros (esta temporada foi 2º na Clássica de Viana e 16º no GP Jornal de Notícias). O leque de contratações fica completo com o benjamim da equipa, o jovem Diogo Pinto, de apenas 18 anos, proveniente da Academia de Ciclismo Efapel.




Foto: Facebook Clube Ciclismo Tavira

By admin