Decorreu esta tarde a apresentação oficial da Visma – Lease a Bike e a expectativa era muita. Primeiro para saber se a equipa iria ficar com o mesma equipamento, para se conhecer também os objetivos e calendário dos principais ciclistas e havia, ainda, a curiosidade de saber sequer se Cian Uijtdebroeks iria estar presente depois de toda a polémica da última semana.



Começando pelo último ponto mencionado, não obstante de ter sido inscrito pela Bora-Hansgrohe na União Ciclista Internacional, Cian Uijtdebroeks esteve mesmo presente e falou como ciclista da Visma – Lease a Bike para 2024, onde supostamente será o líder para a Volta a Itália. O jovem belga não quis entrar em grandes polémicas ou pormenores sobre a rescisão do contrato, apenas disse que não se sentia bem na formação alemã e que fez isto pelo seu bem-estar. Escolheu a Visma – Lease a Bike pela sua dimensão e resultados em provas por etapas.

Uijtdebroeks terá a companhia no Giro de Wout van Aert, isso já era sabido. O belga de 29 anos irá sem ambições para a classificação geral, mas com o objectivo de conquistar etapas, aliás, a equipa já tinha dito que daria liberdade aos mais novos para brilhar e prova disso é que leva Uijtdebroeks para a geral e Olav Kooij para os sprints. O neerlandês já colaborou muito bem no passado com Wout van Aert e querem fazer o mesmo em Itália, no mês de Maio. A grande novidade no calendário de Wout van Aert é a ausência do Tour, onde foi figura de cartaz em anos anteriores e uma ajuda preciosa para a conquista da “Grande Boucle”.

Em 2024, Wout van Aert vai fazer uma aposta ainda maior nas clássicas, quer reafirmar a sua capacidade nesta tipo de provas, com o pensamento nos Monumentos (Tour des Flandres e Paris-Roubaix). Para isso, a época vai começar bem cedo na Jaen Paraíso e segue-se a Volta ao Algarve, antes de uma série bem grande de clássicas belgas (Omloop, Kuurne, E3 e Dwars door Vlaanderen), sendo também de notar a ausência da Milano-SanRemo, que faz algum sentido por ser uma corrida bem longa e desgastante e que já tem no seu palmarés. Após o Giro fará uma longa paragem para preparar os Jogos Olímpicos e a Vuelta, onde estará novamente com o objectivo de conquistar etapas e ajudar o líder para a geral.



No duelo de titãs, a UAE Team Emirates deu o primeiro passo ao lançar Pogacar para o Giro e uma equipa de estrelas para o Tour. A equipa neerlandesa não tremeu e manteve o seu planeamento intacto, Jonas Vingegaard irá fazer novamente o Tour e a Vuelta e até foi anunciado o alinhamento previsto para o Tour. Sepp Kuss, Steven Kruijswijk, Christophe Laporte, Dylan van Baarle, Tiesj Benoot, Jan Tratnik e o reforço Matteo Jorgenson vão estar junto do dinamarquês, o que também espelha bem a confiança que a equipa tem em Jorgenson, um corredor que tem evoluído muito bem e que encaixa perfeitamente nos moldes da Visma, alguém metódico, paciente, concentrado e que corre com muita ponderação.

Outra grande novidade desta apresentação foram, precisamente, as renovações de contrato de Jonas Vingegaard, que fica agora ligado à Visma-Lease a Bike até 2028, enquanto a “águia” Sepp Kuss prolongou o seu vínculo até 2027. O equipamento permanece o habitual amarelo das “abelhas assassinas”, mudando apenas a sua tonalidade.



By admin