Havia 2 vagas ainda para equipas Profissionais Continentais na Volta a França este ano, a Cofidis e a Wanty-Groupe Gobert já tinha sido oficializadas e hoje foram ocupadas as vagas restantes.
Realisticamente a Direct Energie era um palpite seguro e quase garantido, e com razão, a formação de Jean Rene Bernaudeau que tem Niki Terpstra e Lilian Calmejane como as principais figuras volta a marcar presença na Grande Volta francesa. O outro convite estava pendente entre a Arkea-Samsic e a Vital Concept, ambas fizeram um investimento muito grande em contratações sonantes e ambas tiveram manifestações públicas mencionando a importância deste convite para os patrocinadores e a sua sobrevivência.
Esta “batalha” foi ganha pela Arkea-Samsic, de Andre Greipel e Warren Barguil, com a estrutura liderada por Jerome Pineau e que foi buscar Cyril Gautier, Arthur Vichot e Pierre Rolland a ficar de fora. Curiosamente ambas têm tido alguma falta de resultados neste início de temporada. Na Vital Concept só Coquard e Manzin, na Etoile de Besseges e na Tropicale Amissa Bongo, respectivamente, fizeram pódio (os reforços têm falhado redondamente). Na Arkea-Samsic Andre Greipel tem sido a grande figura, Warren Barguil caiu e lesionou-se (tal como Pierre Rolland na Vital Concept) e o 5º posto de Elie Gesbert no Tour of Oman foi um excelente resultado.
Esta manhã também foram revelados os convites para o Criterium du Dauphine, e também sem grandes surpresas. Para “compensar” a Vital Concept pela ausência no Tour, a organização deixou de fora a Direct Energie do Dauphine, integrando a Vital Concept no lote de 4 equipas convidadas, na companhia das outras 3 que marcam presença no Tour.
Os 4 convites para o Tour 2019:
Cofidis, Solutions Credits
Wanty – Groupe Gobert
Direct Energie
Arkea-Samsic
Os 4 convites para o Dauphine 2019:
Cofidis, Solutions Credits
Wanty – Groupe Gobert
Vital Concept
Arkea-Samsic
Foto: ASO