O Grande Prémio O Jogo tinha como palco de todas as decisões a cidade de Paredes para a derradeira e, também, mais complicada etapa da competição. Afonso Silva sabia, à partida, que tinha uma árdua tarefa pela frente e começou logo com um início de etapa de ritmo elevado, sendo preciso esperar mais de 60 quilómetros para que a corrida acalmasse e existisse uma fuga. Ficaram 17 ciclistas na frente e, como tal, a AP Hotels & Resorts – Tavira – SC Farense tinha de levar a corrida rápida para não permitir que a fuga ganhasse muito tempo.
Ainda antes da primeira subida para Duas Igrejas, a 50 quilómetros do fim, o pelotão seguia compacto e Diogo Gonçalves aproveitou para passar na frente e garantir a vitória na classificação da montanha. Seguiram-se vários ataques, com a Anicolor/Tien 21 muito empenhada e, depois de Pedro Silva, Artem Nych tentou a sua sorte. O russo atacava a liderança de Afonso Silva e, fazendo-o uso da sua capacidade de contra-relogista, conseguiu ter mais de 1 minuto de vantagem.
O grupo principal entendeu-se, conseguiu reduzir a diferença, mas não o suficiente para manter a camisola amarela em Afonso Silva. Em Paredes, perante uma enorme multidão, Artem Nych celebrou o triunfo na etapa e a conquista da classificação geral, já que o grupo principal chegou a 34 segundos, liderado por Tomas Contte. Com este resultado, o argentino garantiu a classificação por pontos. Contas finais, Nych vence o GP O Jogo com 8 segundos de vantagem para Afonso Silva e 38 para Emanuel Duarte. Rafael Barbas venceu a juventude e César Fonte os sprints intermédios.
Results powered by FirstCycling.com