O Grande Prémio Internacional Beiras e Serra da Estrela foi hoje para a estrada com uma ligação bastante dura entre Trancoso e Mêda onde apenas os mais fortes ficaram a lutar pela geral após quase 200 kms e mais de 3000 metros de acumulado, numa dia de sobe e desce constante. Com um pelotão curtinho, de 122 unidades, Francisco Pereira e Jozsef Attila Malnasi protagonizaram a fuga do dia e o grupo principal não estava muito preocupado com este duo, permitiram mais de 8 minutos de avanço antes de Caja Rural e Kern Pharma mostrarem as primeiras intenções na perseguição.

Francisco Pereira deixou o seu companheiro de escapada para trás, passou na frente de uma das contagens de montanha e da segunda meta volante do dia (aqui diante de Luís Mendonça e João Macedo). Em Cidadelhe, já noutra meta de montanha, Luís Fernandes mostrou vontade de conquistar esta camisola a foi a partir daí que os ataques mais sérios começaram, nomeadamente com a fuga de Mathias Bregnhoj e César Fonte, 2 nomes perigosos para a classificação geral. Bregnhoj atacou já dentro dos 20 quilómetros finais e César Fonte não teve capacidade para reagir atempadamente, o dinamarquês seguia com 30 segundos de vantagem a 8 kms da meta.




A aproximação a Mêda era bem dura, o que permitiu reduzir e anular a vantagem de Bregnhoj e ao mesmo tempo diminuir o número de unidades do grupo principal. A Sabgal tentava marcar os ataques dos ciclistas que tentavam fazer a ponte para o dinamarquês e foi preciso aí, nas últimas rampas que surgiu o movimento decisivo de Artem Nych. O russo ganhou uma vantagem importante que manteve até ao risco de meta para celebrar a vitória na etapa e a liderança desta prova por etapas enquanto o grupo perseguidor foi encabeçado por Alex Molenaar, diante de Jordi Lopez. A Sabgal/Anicolor não só tem a liderança da corrida como é a equipa com mais elementos nos 15 primeiros já que Mauricio Moreira, Frederico Figueiredo e Mathias Bregnhoj também chegaram entre os melhores. Só a Kern Pharma também fechou com ciclistas nos 15 primeiros, com Jordi Lopez, José Felix Parra e Jorge Gutierrez. Luís Fernandes comanda a montanha e Jorge Gutierrez a juventude.

Amanhã a etapa é entre Belmonte e o Sabugal, com 151 kms e com mais um final que abre o apetite a vários ciclistas.

 

 

By admin