Sem grandes surpresas a Amaury Sports Organisation oficializou hoje as 3 formações do escalão Profissional Continental que se vão juntar às 19 equipas World Tour para a Volta a França deste ano. O assunto ficou literalmente por terras francesas.
Ao contrário do que aconteceu com o Giro e com o Dauphiné, a Team Total Direct Energie não abdicou da participação no Tour, como seria de esperar. A formação de Jean Rene Bernaudeau tem convite automático para todas as provas do World Tour de 2020 já que ganhou a classificação das equipas Profissionais Continentais em 2019. Em termos de plantel existiu de certa forma uma manutenção das bases e não existiu nenhum reforço de peso.
Tal como seria de esperar a Arkea-Samsic também mereceu a confiança da organização, agora chefiado pelo colombiano Nairo Quintana, acompanhado pelos seus compatriotas Dayer Quintana e Winner Anacona. Uma Arkea-Samsic que também tem Warren Barguil, actual campeão francês e Nacer Bouhanni para o sprint, agora que o polémico gaulês saiu da Cofidis.
Era na última vaga que estava a grande dúvida. Havia 2 candidatas mais fortes, a B&B Hotels – Vital Concept e a Circus – Wanty Gobert, e ainda a Nippo Delko One Provence, também francesa. A escolha da A.S.O recaiu na equipa de Bryan Coquard e Pierre Rolland, liderada pelo ex-ciclista Jerome Pineau. Esta estrutura foi criada em 2018 e ao 3º ano de existência vai fazer a sua estreia na Grand Boucle.
A Arkea-Samsic vai fazer o pleno, tendo sido também convidada para o Paris-Nice e para o Dauphiné, enquanto que a Vital Concept vai apenas ao Dauphiné, prova para a qual também foi convidada a Circus – Wanty Gobert. Para o Paris-Nice a novidade é o convite atribuído à Delko One Provence.