De manhã, esclarecemos tudo o que se sabia sobre o COVID-19 e o que o vírus estava a implicar no mundo do ciclismo. O dia foi profícuo em termos de novidades e várias são as notícias nas últimas horas. A UCI já se pronunciou, emitindo um comunicado, onde afirmou que “não irá cancelar nenhuma prova”.




O órgão máximo do ciclismo mundial disse que apesar de não o fazer, essa decisão pode acontecer no entanto “depende, exclusivamente, das decisões tomadas pelas autoridades de saúde dos respetivos países e de como o Coronavírus se estiver a desenvolver na região.” Do mesmo modo afirmou que “o número de equipas por hotel será reduzido”.




Antes da UCI se ter pronunciado, já várias equipas tinham anunciado medidas. A Groupama-FDJ renunciou à participação na Strade Bianche, Tirreno-Adriático e GP Industria & Artigianato, uma vez que não tem ciclistas suficientes para as várias frentes, dado que a sua equipa ainda se encontra em quarentena nos Emirados Árabes Unidos. A Jumbo-Visma não foi tão longe, renunciando, apenas à Strade Bianche e ao GP Industria & Artigianato, o mesmo que tinha acontecido com a EF Pro Cycling.

Uma medida mais drástica foi tomada pela Mitchelton-Scott que, num comunicado, anunciou que não irá competir até ao próximo dia 22 de Março, não só com a equipa masculina, mas também com a equipa feminina. Strade Bianche, GP Industria & Artigianato, Paris-Nice, Tirreno-Adriatico e Milan-San Remo são as provas que a equipa masculina irá falhar.




Mais novidades surgiram com o governo italiano a cancelar todos os eventos desportivos disputadas ao ar livre e com presença de público até ao próximo dia 3 de Abril. A RCS Sport ainda não se pronunciou de forma oficial, mas tudo indica que também as provas de ciclismo serão canceladas. Mauro Vegni, responsável máximo da entidade organizadora da Strade Bianche, Tirreno-Adriático e Milano-Sanremo, afirmou que “existe um plano, pelo que as corridas não estão perdidas.” O italiano disse que irá trabalhar em conjunto com a UCI para colocar as provas que forem afetadas noutra altura do calendário, tendo apontado o mês de Junho ou o mês de Setembro como as possíveis datas para a realização destas competições.

Com novas informações a todos os instantes, é de esperar mais desenvolvimentos nas próximas horas, pelo que estaremos cá para noticiar o que acontecer.

By admin