As equipas francesas têm estado particularmente activas nestes primeiros dias de mercado. Se a Ag2r Citroen Team está a tentar construir uma das melhores equipas do Mundo nas clássicas em detrimento de trepadores, a Team Total Direct Energie está a fazer exactamente o oposto, apostar em voltistas.



A primeira peça desse puzzle foi a contratação de Pierre Latour, um dos ciclistas mais irregulares do pelotão internacional. Em 2014 foi 6º na Volta a França do Futuro e em 2015 passou para a Ag2r, começando a dar nas vistas em 2016, ao conquistar de forma imprevisível 1 etapa na Vuelta. No ano seguinte também protagonizou uma grande surpresa ao ser campeão nacional de contra-relógio.

2018 foi, de longe, a melhor temporada de Pierre Latour até agora, foi 3º na Volta a Catalunha, 8º no Tour de Romandie, 7º no Dauphine e 13º no Tour, levando a camisola da juventude. Quando se esperava que 2019 continuasse a evolução, teve problemas de saúde que lhe fizeram perder metade da temporada, quando voltou ainda fez top 10 na Volta a Polónia e no Giro di Lombardia. Latour permitirá à Team Total Direct Energie ter alguém para discutir todas as provas internas que tenham montanha e que é capaz de fazer top 10 nas corridas do World Tour, caso se mantenha longe de lesões. O contrato é de 2 temporadas.



Quem também faz a mesma viagem que Pierre Latour é Alexandre Geniez, depois de estadias na Argos-Shimano (2010-2012), FDJ (2013-2016) e Ag2r (2017-2020). Caso Geniez consiga voltar ao nível apresentado entre 2015 e 2018, é uma excelente contratação. Nessas 4 temporadas o francês de 32 anos somou 12 triunfos, incluindo 2 etapas na Vuelta, a Tre Valli Varesine e o Tour de l’Ain.

Isto significa que Geniez é um ciclista altamente vencedor e pragmático, não é nada fácil manter este nível e este ritmo durante 4 anos seguidos. É um corredor com as características perfeitas para discutir a maioria das corridas do calendário francês, já que sobe bem e tem um bom sprint em grupos restritos. Poderá fazer o papel de Lilian Calmejane dentro da estrutura onde ficará até 2022.



A 3ª contratação anunciada pela Team Total Direct Energie foi o jovem de 26 anos Fabien Doubey. Doubey estava na Wanty desde 2017 e deu um salto qualitativo em 2019, ao ser 8º no Tour of Oman e 4º no Trofeo Matteotti. Iniciou bem 2020 ao fazer 11º no Paris-Nice, é um bom trepador que não se importa de trabalhar para os seus líderes, será provavelmente um gregário para Pierre Latour.

Por fim, a Jumbo-Visma anunciou a contratação de Edoardo Affini, num contrato válido por 3 temporadas. O jovem talentoso italiano subiu ao World Tour pelas mãos da Mitchelton-Scott, onde estava desde 2019. Affini foi um excelente junior (campeão europeu de estrada) e um excelente sub-23 (campeão nacional de contra-relógio e estrada, campeão europeu de contra-relógio). Com 1,92 metros e 80 kgs tem potencial para ser um contra-relogista de excelência e no ano passado já foi 3º nos Europeus de elites, apenas atrás de Evenepoel e Asgreen. Tem tudo para continuar a evoluir na Jumbo-Visma, que potencialmente vê em Affini alguém para seguir as pisadas de Tony Martin.



By admin