Já em pleno mês de Novembro, as transferências são cada vez menores. Poucas são as equipas com lugares vagos, existem algumas oportunidades de negócio e foi isso que a Jayco AlUla aproveitou. Luke Plapp é o mais recente reforço da formação australiana. O jovem de 22 anos ainda tinha mais um ano de contrato com a INEOS Grenadiers no entanto chegaram a um acordo e irão seguir caminhos diferentes.
Plapp sempre foi visto como um enorme talento, ainda o é, no entanto continua a ser muito irregular. Tanto consegue uma grande exibição, como desaparece do mapa o resto da temporada. Não há melhor exemplo que esta época que agora findou. Campeão nacional de estrada, revalidando o título de 2022, 2º no UAE Tour apenas perdendo para Adam Yates e … apenas mais 1 top-10 desde fevereiro. Falta consistência ao australiano que é um ciclista muito completo. Anda como poucos no contra-relógio e está a melhorar bastante na montanha, a regularidade será um passo importante.
Talvez já estivesse descontente na INEOS e a Jayco AlUla aproveitou para recrutar um ciclista da casa. Plapp estará num ambiente mais familiar, talvez menos rígido e com menos pressão e isso pode soltar o campeão australiano para uma grande temporada. A qualidade está lá, veremos se consegue passar da teoria à prática. A confiança da equipa de Matthew White é enorme, com um contrato de 4 temporadas.
A Astana Qazaqstan tem sido das equipas mais ativas neste final de mercado, são já 14 reforços anunciados. Entre os reforços do bloco de Mark Cavendish e figuras para outros terrenos foram anunciados dois jovens. Santiago Umba é o mais jovem, apenas 20 anos e mais um produto vindo da equipa da GW Shimano-Sidermec, a formação do eterno Gianni Savio. Muito franzino, Umba é um puro trepador, colombiano que deu nas vistas logo no primeiro ano na Europa, em 2021. 4º no Tour Alsace e vitória na Planche des Belles Filles e 3º no Tour de Savoie Mont Blanc onde também venceu. As últimas duas temporadas foram mais pobres em termos de resultados, a regularidade está longe de ser o seu forte. Este ano foi 10º no Baby Giro. Mais um jovem talentoso que tentará aproveitar a oportunidade que a Astana lhe dá no World Tour.
Também Michele Gazzoli foi anunciado. Não se trata de um reforço propriamente dito, já que o italiano fez a segunda metade do ano na equipa de desenvolvimento da Astana depois de ter estado um ano suspenso, numa alturaem que corria pela … Astana. Venceu na Arctic Race of Norway e na Volta a Bulgária e os resultados convenceram Alexandre Vinokourov a dar nova chance na equipa principal. É um sprinter bastante completo, que passa bem a média montanha e gosta de finais inclinados. Mais um homem rápido para a equipa cazaque.
Por fim, focamo-nos na Team dsm-firmenich. O dia de hoje serviu para fechar o plantel para 2024, com a contratação de 2 novos ciclistas. Emils Liepins chega da Lidl-Trek, campeão letão de 31 anos. Ciclista de bom nível, Liepins é um homem rápido que também gosta das clássicas e prova disso é o facto de nos últimos anos ter feito muitas semi-clássicas belgas. Devido ao seu bom posicionamento, quando tem liberdade, apresenta resultados interessantes. Acreditamos que será um ciclista a fazer parte do comboio dos sprinters, bem como do bloco de clássicas.
Terminamos com Julius van den Berg, gigante neerlandês de 27 anos. Do alto dos seus 190 centímetros, Van den Berg chega da EF Education, onde esteve as últimas 5 temporadas e meia. Muito possante, um rolador excelente tem como grande resultado a vitória numa etapa da Volta a Polónia. Deverá ser um corredor de muito trabalho na equipa neerlandesa. Da escola da SEG Racing, o neerlandês foi uma grande promessa nos escalões de formação, ganhando os títulos nacionais de fundo e contra-relógio.