Dia 1 de janeiro marca não só a mudança de ano mas também o começo de uma nova época de ciclismo. A nova temporada, para além de novas caras em novas equipas, significa também a mudança de equipamentos. A expectativa é sempre muita para vermos os reforços com as suas novas cores e no artigo que se segue iremos passar os olhos pela vestimenta das principais equipas do pelotão internacional.
Começando pelos portugueses, vamos às novidades. A UAE Team Emirates de João Almeida, Rui Oliveira, Ivo Oliveira e António Morgado decidiu adicionar mais negro ao seu equipamento. Para além da entrada de um novo patrocinador, a XRG, as mangas e o fundo da camisola serão pretas, num equipamento muito parecido a 2023.
A Movistar de Ruben Guerreiro e Nelson Oliveira irá deixar a predominância de azul para passar para um equipamento maioritariamente branco. O azul mantém-se, será o fundo do “M” de Movistar e também estará presente nas mangas. A Bahrain-Victorious de Afonso Eulálio não irá alterar o seu equipamento, será um kit branco com algumas listas azuis. Por fim, a EF Education-EasyPost de Rui Costa ainda não revelou, oficialmente, o equipamento.
2025 marcou a mudança em alguns equipamentos. A Arkea-B&B Hotels deixou a camisola totalmente vermelha para adicionar o preto às mangas, a Cofidis mantém as várias tonalidades de vermelho do peito da jersey mas as mangas ganham mais vida, pois serão amarelas. Ainda nas equipas francesas, a Groupama-FDJ mantém o mesmo equipamento e a Decathlon AG2R também pouco muda, tornando apenas o peito mais azul.
A Red Bull-BORA-hansgrohe pouco muda, apenas a parte superior será branca, englobando as mangas e os ombros e, quem olhar sem muita atenção, também não nota muitas diferenças na INEOS Grenadiers, uma vez que invertem o degradé que passa da direita para a esquerda (preto para vermeho). A Soudal-QuickStep e a Visma|Lease a Bike mantêm a identidade, com apenas algumas alterações.
Uma equipa que também muda bastante é a Jayco AlUla. Para trás fica o azul e laranja, transformando-se num equipamento predominantemente roxo, que será facilmente identificável no pelotão. A Picnic PostNL (ex-team DSM) também muda bastante, um equipamento mais escuro, em tons de azul, vermelho nas mangas e uma grande lista laranja na vertical na parte frontal. A Astana também viu a chegada da XDS e a jersey tornou-se mais “confusa”, com a moda das várias cores misturadas, mantendo a tonalidade de 2024.
A Lidl-Trek continua com os mesmos patrocinadores, mas decidiu mexer no equipamento. Menos azul e mais vermelho na parte superior da camisola, uma cor mais viva que permitirá uma mais fácil identificação. Alpecin-Deceuninck e Intermarché-Wanty ainda não revelaram a sua pele para 2025.