Segundo dia de Agosto e o mercado de transferências continua ao rubro com as principais equipas a continuar a anunciar os seus reforços para 2025. Tal como ontem, Visma|Lease a Bike, UAE Team Emirates e Cofidis voltaram a revelar caras novas para a próxima época. INEOS Grenadiers e Red Bull-BORA-hansgrohe também revelaram os primeiros reforços.

Depois de uma vida na Jayco AlUla, foram 11 temporadas entre 2014 e 2024, Simon Yates decidiu dar um novo rumo à sua carreira. O britânico de 31 anos será reforço da Visma|Lease a Bike para a próxima temporada, uma contratação de luxo para a equipa neerlandesa que estava a precisar de uma grande figura para a montanha, ainda para mais tendo em conta todos os azares que teve esta época. Vencedor da Vuelta em 2018, 3º no Giro 2021, 4º no Tour 2023, 10 etapas nas Grandes Voltas e muitos mais resultados relevantes nas principais provas, Yates está longe de ser um ciclista muito regular mas continua a ser muito valioso. Com um novo ambiente e novos métodos de treino, o britânico deverá ganhar ainda mais motivação para voltar a brilhar. Será um reforço de luxo para Jonas Vingegaard atacar o Tour de France mas também terá as suas oportunidades nas provas de uma semana, onde é bastante perigoso.



A UAE Team Emirates continua a reforçar o seu bloco de clássicas e, hoje, anunciou Florian Vermeersch. O belga está a ter uma temporada para esquecer, fruto de uma lesão grave apenas competiu 7 dias, no entanto, com 25 anos ainda tem muito para dar. Desde que passou a profissional na Lotto Dstny, Vermeersch já revelou ser um candidato ao Paris-Roubaix, onde foi 2º em 2021, ele que é o atual vice-campeão do Mundo de Gravel. Também se adapta bem a provas de uma semana com algumas dificuldades, foi 2º no Renewi Tour e 5º na Volta a Dinamarca, o que demonstra que com uma boa evolução será um corredor perigoso. É mais um jovem que a equipa árabe terá no seu plantel, um ciclista que será importante durante a Primavera, reforçando um bloco já muito forte com o reforço de ontem Narvaez, Nils Poliit, Mikkel Bjerg, Tim Wellens, António Morgado e Tadej Pogacar.

Bob Jungels é a primeira contratação da INEOS Grenadiers. Já longe dos seus tempos áureos, apesar de ter apenas 31 anos, o luxemburguês transformou-se num gregário muito importante para os seus líderes nas provas por etapas, um papel que desempenhou nas últimas duas temporadas na Red Bull-BORA-hansgrohe. O problema principal nesta transferência não está na chegada de Jungels, o seu valor e experiência serão importantes e não estão em causa, mas sim no topo da hierarquia. A INEOS continua a perder ciclistas importantes, está, aos poucos, a deixar de ser uma equipa de topo e, neste momento, apenas Carlos Rodriguez é uma grande aposta para as grandes provas e não está na primeira linha das figuras do ciclismo mundial.



Uma saída e uma entrada, é o saldo de hoje da Red Bull-BORA-hansgrohe. A formação alemã está sempre atenta às jovens promessas e, em 2025, vai contar com Giulio Pellizzari nas suas fileiras. Aos 20 anos, o ainda ciclista da VF Group – Bardiani CSF – Faizanè já é um dos bons trepadores de Itália: 3º na Volta a Eslovénia, 7º na Volta a Áustria e 8º no Tour of the Alps este ano, para além da excelente semana final no Giro onde chegou a lutar pela montanha e 2º no Tour de l’Avenir 2023. Ainda com muito para evoluir, Pellizzari tem tudo para se tornar num dos grandes trepadores da sua geração e está numa equipa excelente para continuar a evoluir de forma sustentada. A Red Bull-BORA-hansgrohe tem conseguido retirar o melhor de muitos dos seus jovens, daí também entendermos o passo dado pelo jovem transalpino.

Ontem a Cofidis anunciou a chegada de Dylan Teuns, já hoje voltou a recrutar no mercado belga, desta vez na Lotto-Dstny e com Sylvain Moniquet. Aos 26 anos, o belga era um dos grandes talentos da sua geração, nunca atingindo todo o potencial que se augurava. Mesmo assim, tem aparecido a espaços, um trepador bastante competente, principalmente para o calendário europeu, algo que a Cofidis necessita urgentemente ainda para mais depois da saída de Guillaume Martin. Não é um ciclista da mesma qualidade, no entanto pode surpreender. A última contratação do dia foi Valentin Ferron, o primeiro francês. Ferron troca de equipas em França, estava na TotalEnergies, tendo destacado-se no calendário interno, principalmente nas provas da Taça de França. Um clássico corredor gaulês, muito combativo, explosivo em subidas curtas e com uma boa ponta final, poderá vir a fazer as vezes de Axel Zingle, ainda que com as devidas diferenças de qualidade. Dois reforços de baixo custo para substituir dois líderes na tentativa de encontrar valor em ciclistas para somar pontos UCI nas provas do calendário europeu.



By admin