A temporada de 2022 ainda agora terminou e os ciclistas já começam a pensar na nova época! A UAE Team Emirates já está reunida no Dubai, naquele que é o primeiro estágio de pré-temporada tendo em vista 2023. Com Tadej Pogacar focado em recuperar o trono no Tour de France e Juan Ayuso a já ter assumido que quer vencer a Vuelta a Espanha, João Almeida vai voltar a ter como grande objetivo da temporada o Giro d’Itália.
Em declarações ao Jornal A Bola, o campeão nacional já revelou as primeiras impressões sobre o traçado da Corsa Rosa. Ao contrário deste ano, a edição de 2023 terá praticamente 71 quilómetros de contra-relógio individual, como Almeida a destacar o último, a crono-escalada, referindo que “os três contrarrelógios vão dar para marcar diferenças e o último, nos Dolomitas, uma crono-escalada com rampas de 22%”.
Apesar de ainda não ter analisado o percurso ao pormenor, o ciclista das Caldas da Rainha diz que “ficou com boa impressão, pela forma como foi desenhado e que, como sempre, será muito difícil.” Sobre a última semana de muita dureza, com muitas etapas de alta montanha, João Almeida refere que “será brutal. Gosto do percurso, acima de tudo, por ser difícil … para todos.”
Já estamos habituados a ver o ciclista português a regular o esforço como poucos quando a estrada inclina e o próprio garante que “será importante saber gerir as forças, porque será na montanha que se podem marcar diferenças importantes. Ainda faltam muitos meses e com o passar do tempo iremos analisando, em pormenor, as etapas para, na altura, podermos definir estratégias.”
Esta será a quarta participação de João Almeida no Giro, ele que, na sua estreia, em 2020, foi 4º (depois de ter andado 15 dias com a maglia rosa), em 2021 foi 6º e, este ano, desistiu após a 17ª etapa quando era 4º. O atleta de 24 anos só pensa em melhorar este resultado, afirmando que “numa leitura muito breve, sou da opinião que o percurso não está nada mal para mim, para as minhas características”. Os dados estão lançados, veremos nos próximos tempos que adversários é que o luso da UAE Team Emirates terá pela frente no Giro da próxima temporada.