Falta apenas pouco mais de 1 mês para ir para a estrada a Volta ao Algarve, a prova portuguesa mais importante do calendário internacional. Parece mentira, ainda nem há muito tempo na memória de quem assistiu estava Sergio Higuita a vencer no Malhão e Remco Evenepoel a confirmar o triunfo na classificação geral.

Entretanto já foi apresentado o traçado da edição de 2023 e o leque de equipas presentes, podem rever esta temática aqui. E entre comunicados, entrevistas de ciclistas e apresentações, vários corredores já confirmaram o calendário que planeiam fazer pelo menos na parte inicial da temporada, sabendo-se que a Volta ao Algarve é adorada por muitos como preparação para objectivos importantes. Uma coisa parece certa, Remco Evenepoel não vem a Portugal defender o seu título, fará Vuelta a San Juan e UAE Tour, pelo que conseguimos apurar o belga até queria regressar já em 2023 à “Algarvia”, mas a Quick-Step prefere que o vencedor da Vuelta faça outro calendário este ano.




De referir que todos os nomes que vamos fazer de seguida mostraram intenções de marcar presença na Volta ao Algarve, algo que pode não vir a ficar se ocorrer algum imprevisto. O grande cabeça de cartaz será João Almeida, ele que tem no Giro o seu grande objectivo e que tem aqui ambições legítimas, num percurso favorável para ele, o que acresce vir já com ritmo das clássicas espanholas. Deverá ser secundado por Alessandro Covi, Jay Vine, Marc Hirschi e Diego Ulissi, o que seria um bloco super forte. Rui Costa será dos ciclistas que chega ao Algarve com mais ritmo competitivo e com vontade de mostrar o que ainda consegue fazer na sua nova equipa, a Intermarche-Wanty-Gobert. Também estará o contra-relogista Rune Herregodts e o trepador Kobe Goossens, alguém que Rui Costa até já elogiou publicamente.

A Groupama-FDJ virá com os seus líderes para as clássicas, nomeadamente Stefan Kung e Valentin Madouas. Para Kung será a 5ª presença, ele que até já ganhou 1 etapa e fez 7º na geral, o suíço adora as estradas portuguesas e o ambiente da corrida. Madouas é uma estreia e é um nome a ter em conta na montanha. O habitual contra-relógio vai atrair alguns dos melhores do Mundo nesta especialidade, para além de Kung. Contra o helvético estará o actual campeão do Mundo Tobias Foss, o antigo campeão do Mundo Filippo Ganna e nomes como Remi Cavagna.




De resto, ainda não estão confirmados grandes figuras para a classificação geral, Quinten Hermans virá pela Alpecin mas é alguém que perde muito tempo no contra-relógio, o mesmo se aplica a Sam Oomen pela Jumbo-Visma e a Elie Gesbert e Warren Barguil na Arkea-Samsic. No capítulo do sprint podemos contar com o campeãp da Europa Fabio Jakobsen e os jovens Jordi Meeus e Casper van Uden.

 

Foto: Volta ao Algarve

 

By admin