AIX-EN-PROVENCE, FRANCE - FEBRUARY 16: Thibaut Pinot of France Team Groupama - FDJ / during the 5th Tour de La Provence 2020, Stage 4 a 170,5km stage from Avignon to Aix-En-Provence / TDLP / @letourdelaprovence / #TDLP2020 / on February 16, 2020 in Aix-En-Provence, France. (Photo by Luc Claessen/Getty Images)

Numa altura em que estamos cada vez mais próximos do início da temporada para a maioria dos ciclistas, as entrevistas dos grandes líderes do pelotão internacional vão-se sucedendo. Hoje, foi a vez de Thibaut Pinot falar ao L’Equipe.



Numa longa entrevista e numa conversa bastante franca, o ciclista da Groupama-FDJ diz que vai mudar a sua maneira de pensar no ciclismo: “Agora cheguei a um ponto em que não quero apenas falar sobre resultados. Eu só quero estar 100% em forma e encontrar a alegria e a confiança de volta. Não quero ser mais líder absoluto. Se eu for líder numa determinada corrida, os meus companheiros também terão quer correr. Eles não precisam mais de se sacrificar completamente. Não quero decepcionar a equipa de novo.”

Seguiu-se a explicação do porquê de não ir ao Tour de France este ano e decidir focar-se no Giro d’Italia, numa resposta muito humilde por parte de Pinot “Precisas de estar a 100% mentalmente e fisicamente antes do Tour. Se tens dúvidas ou medos, já perdeste. Falhar, novamente, este ano, já seria demasiado.” De recordar que nas últimas 5 edições da Grande Boucle, Pinot abandonou 4 e, no ano passado, também falhou redondamente.



É certo que uma decisão destas foi bastante pensada e não foi tomada de ânimo leve, não só pelo ciclista, mas também pelos diretores desportivos da equipa que não querem “perder” de vez o seu líder, preferindo-lhe dar um novo calendário, onde este se sinta feliz.

O Giro d’Itália será o grande objetivo do gaulês, ele que em 2017 foi 4º e em 2018, quando caminhava para o 3º lugar final, foi obrigado a abandonar na penúltima etapa devido a uma pneumonia. Nessas duas edições, viu-se um Pinot basta alegre e divertido, algo que não se tem visto nas últimas edições do Tour. “Há algo que me atrai no Giro e acho que preciso de recuperar a confiança. Se fizer uma boa corrida, voltarei à normalidade.”



Ainda a contas de debelar a lesão nas costas que lhe estragou mais um Tour de France e o fez sair bastante cedo da Vuelta a Espanha do último ano, Thibaut Pinot diz que “neste momento não penso nas Grandes Voltas, só quero voltar a competir mas não sei quando isso acontecerá.”. Para já, está previsto que o corredor de 30 anos inicie a sua época no Tour des Alpes Maritimes, no próximo dia 19 de fevereiro.

By admin