O início de ano abriu com a ASO a revelar os wildcards para a próxima edição do Tour de France! Com Lotto-Dstny e TotalEnergies com presença assegurada devido a terem terminado nos dois primeiros lugares do ranking UCI (fora as equipas do World Tour), restavam dois lugares. O desaparecimento da B&B Hotels veio abrir espaço a outras formações, já que seria natural a organização francesa convidar uma equipa da casa.
A grande novidade vai para o convite entregue à Uno-X Pro Cycling! Pela primeira vez na história, e depois de tanto tentar, a formação norueguesa estará à partida de uma Volta a França! A nova equipa de Alexander Kristoff e que também conta, por exemplo, com os talentosos Tobias Halland Johannessen e Anthon Charmig entra em 2023 com a melhor notícia possível.
Através do seu team manager Jens Haugland, a equipa escandinava já reagiu, afirmando que “está muito orgulhosa e agradecida pelo convite. O Tour de France é o derradeiro sonho. Fazer parte da prova é uma vitória para toda a equipa.” Depois da muito positiva temporada de 2022, onde foram figuras até em competições World Tour, este é um prémio merecido para a Uno-X.
Já o segundo wildcard é entregue à Israel-Premier Tech. Apesar da descida de divisão, a formação israelita de Sylvan Adams voltará a estar presente na Grande Boucle, o que é sempre importante para um projeto com um orçamento tão elevado e com grandes figuras como Jakob Fuglsang, Michael Woods, Giacomo Nizzolo e Chris Froome. Para Adams, a IPT “será uma equipa perigosa e forte”, tentando repetir os sucessos do ano passado, quando venceram duas etapas.
De referir que, tal como já tínhamos referido, a Israel-Premier Tech tem assegurada a presença em todas as provas por etapas e clássicas do World Tour em 2023, uma exceção implementada pela UCI para esta época.