Os primeiros estágios de pré-temporada servem, não só para os novos ciclistas conhecerem e ambientarem-se às novas equipas, mas também para alinhavar o calendário para a nova temporada. Após uma revolução, onde mudou mais de metade do plantel, a Astana Qazaqstan Team reuniu-se em Altea, Espanha, onde teve o seu primeiro estágio.
De uma forma muito resumida, os seus principais líderes ficaram a conhecer os seus principais objetivos e um esboço do seu calendário para 2022. A temporada de todos eles irá começar na Península Ibérica, ou seja, teremos a Astana a correr em Espanha e Portugal em Fevereiro.
7º no último Tour de France, Alexey Lutsenko vai voltar a ter na Grande Boucle o seu grande objetivo. O campeão cazaque já afirmou que quer terminar no pódio da competição francesa e, até lá chegar, vai estar presente na Jaen Paraiso Interior, Vuelta a Andalucia, Omloop Het Nieuwsblad, Paris – Nice e clássicas do empedrado e das Ardenas. Um calendário recheado e variado para o ciclista de 29 anos. De realçar que, no Tour, Lutsenko terá a companhia de Vincenzo Nibali, Miguel Angel Lopez e Gianni Moscon.
Falando de Vincenzo Nibali, o italiano também estará no Giro d’Itália, para além de Volta a la Comunitat Valenciana. Tirreno – Adriatico, Milano – Sanremo e Tour of the Alps. Apesar da presença no Giro, o líder assumido para a competição transalpina não é o Tubarão de Messina mas sim o regressado Miguel Angel Lopez, ciclista que já foi 3º nesta prova. O colombiano começará a época em Espanha, na Jaen Paraiso Interior e Vuelta a Andalucia.
Gianni Moscon é mais um dos reforços da equipa de Alexandre Vinokourov e o italiano estrear-se-á com o azul celeste da Astana na Volta ao Algarve. Omloop Het Nieuwsblad, Tirreno – Adriático e as clássicas do empedrado e das Ardenas farão parte do seu calendário, antes da presença no Tour de France.
Por fim, e depois de apoiar Miguel Angel Lopez e Vincenzo Nibali no Giro, David de la Cruz terá a sua oportunidade de liderar numa Grande Volta na Vuelta a Espanha, competição onde já soma 3 top-10. O espanhol estreia-se na Volta a la Comunitat Valenciana, seguindo-se UAE Tour and Paris – Nice.