Bem cedo pela manhã arrancaram as provas de estrada dos Campeonatos do Mundo de 2021! Foram os juniores masculinos a dar o tiro de partida, num total de 121,4 quilómetros em torno de um circuito muito técnico, repleto de pequenas subidas. O nervosismo era evidente, e as quedas também foram muitas, com Cian Uijtdebroeks, o melhor ciclista belga, a ficar afetado e nunca mais conseguir regressar à frente.
Os ataques eram constantes, as fugas que se formavam nunca tinham grande vantagem uma vez que no pelotão o ritmo era sempre muito elevado. Tudo se começou a decidir a 25 quilómetros da chegada. Daniel Schrag, Daio Belletta, Pierre Gautherat, Eddy Le Huitouze e Finlay Pickering formavam uma perigosa frente de corrida a quem mais tarde se juntavam Simon Dalby, Per Strand Hagenes e Romain Gregoire, estes dois últimos a apenas 10 quilómetros do fim.
Muitos e bons corredores estavam na frente e apesar da vantagem não ser muito grande era suficiente para o título mundial estar no grupo dianteiro. A 5 quilómetros do fim, em mais uma subida que começava com uma curva bastante apertada, um dos ciclistas franceses que seguia na frente caiu, o que deixou na frente Per Strand Hagenes. Vendo esta oportunidade, o norueguês não desperdiçou.
Hagenes atacou muito forte, rapidamente abriu uma vantagem de 20 segundos e era mais que claro que o título estava na frente. Com uma pedalada muito forte, ninguém apanhou o jovem ciclista que ainda tinha mais uma subida pela frente. Na chegada a Leuven, triunfo autoritário para o dominador da temporada de juniores! Hagenes vencia com 19 segundos de vantagem para Romain Gregoire, campeão europeu de estrada, e 24 segundos para o pelotão, onde o estónio Madis Mihkels foi o mais forte.
Brilhante prestação portuguesa, com António Morgado a sprintar para o 6º lugar final! Também Gonçalo Tavares chegou no grupo da frente, em 22º. Lucas Lopes e Diogo Pinto não terminaram a prova. Esta foi a segunda melhor classificação de sempre de um ciclista português numa prova de estrada de um Mundial júnior, apenas atrás do 5º lugar de Daniel Freitas, em 2009.