A temporada de 2023 marcará um ponto de viragem na Aviludo-Louletano-Loulé Concelho! Após 15 anos a comandar a equipa, Jorge Piedade deixa a estrutura de Tony do Adro e já está encontrado o substituto do português. Aos 58 anos, Américo Silva regressa ao ativo, depois de ter deixado a Efapel em 2019, um cargo que ocupava desde o início da temporada de 2016.



Com um novo diretor-desportivo ao leme da equipa, os primeiros nomes para o plantel de 2023 também já foram revelados. Começando pelas renovações já anunciadas, permanecem na formação algarvia 5 nomes, quase todos eles já com uma ligação bastante longa à equipa. O combativo Nuno Meireles parte para a 5ª temporada, Rui Rodrigues irá fazer a 3ª temporada consecutiva mas a 7ª da carreira na estrutura, Carlos Oyarzun também cumprirá a 3ª época seguida, com Jesus del Pino a partir para o 4º ano na Aviludo-Louletano-Loulé Concelho. O lote de renovação fica concluído, para já, com o argentino Nahuel D’Áquila.

Del Pino foi uma das peças fundamentais da equipa este ano, um trepador bastante regular que foi 8º na Volta a Portugal, 4º no GP Douro Internacional e 10º no GP O Jogo. Essencialmente um lançador, o argentino D’Áquila deu uma das vitórias conseguidas em 2022, ao vencer ao sprint uma etapa no GP Jornal de Notícias, após ter integrado uma fuga.



O único reforço anunciado até ao momento é um dos bons sprinters do pelotão nacional, falamos de César Martingil, proveniente da Rádio Popular-Paredes-Boavista. Aos 27 anos, o português tarda em confirmar todo o potencial que apresentou nos escalões de formação, ele que este ano não venceu mas conseguiu 3 top-10 na Volta a Portugal e 2 na Volta ao Alentejo. Não é um ciclista muito ganhador, prefere dias mais planos, algo que em Portugal é bastante raro, o que não beneficia muito Martingil. Esta é já a 4ª equipa do português no pelotão nacional, é um ano importante para a sua afirmação.

Com 6 nomes confirmados, o plantel da Aviludo-Louletano-Loulé Concelho está longe de estar fechado. É expectável que o principal homem rápido da equipa, o argentino Tomás Contté permaneça para mais uma temporada, ele que na época que agora finda conseguiu 3 preciosos triunfos. Apesar de faltar confirmação, também Vicente Garcia de Mateos deverá continuar na formação de Tony do Adro. A lista de reforços também ainda será alargada, onde um ciclista com experiência de ProTeams deverá ser a principal atração.



By admin