Dia muito importante na Volta ao Luxemburgo, com um contra-relógio individiual de 15 500 metros pelas ruas de Differdange a poderem fazer diferenças muito importantes na classificação geral. O primeiro tempo de referência foi realizado por Mads Pedersen, o vencedor da 2ª etapa fez um esforço individual muito positivo, terminando com 19:22. Nomes importantes como Lorenzo Milesi e Felix Grosschartner chegaram mas não conseguiam melhorar este registo.
Foi preciso esperar pela chegada do top-10 da geral para um novo melhor registo, por intermédio de Juan Ayuso. Enorme tempo do jovem espanhol, 19:11, menos 11 segundos! Até ao final, apenas Antonio Tiberi chegou a ameaçar, ficando a 7 segundos, a vitória estava entregue a Ayuso. Restava a questão da classificação geral e saber se o espanhol da UAE Team Emirates também poderia, ou não assaltar, a liderança.
Marc Hirschi ficou a 14 segundos, Mathieu van der Poel a 19 e o camisola amarela Mauri Vansevenant terminou a 54. Com tudo isto, Van der Poel recuperava a camisola amarela que tinha perdido ontem, partindo para a última etapa com 3 segundos de vantagem para Ayuso e Vansevenant. Hirschi a 8 e Tiberi a 10 são outras ameaças. Rui Costa foi 46º e Rui Oliveira 47, a 1:27 e 1:29 respetivamente.