O final de temporada significa a ida do pelotão a Utsunomiya para a Japan Cup. Sempre um circuito complicado, com o Monte Kogashiyama a ser a grande dificuldade do dia, sendo ultrapassada, nada mais, nada menos de 14 vezes. Jumbo-Visma, Trek-Segafredo, EF Education First, Bahrain-Merida e Mitchelton Scott eram as equipas World Tour presentes e isso não impediu de colocar ciclistas na fuga inicial, tornando a corrida, desde logo bastante animada.



Koen Bouwman, Giulio Ciccone e Damiano Caruso eram alguns dos escapados que foram alcançados a 60 quilómetros do fim. A partir daí, começaram os ataques da Jumbo-Visma, primeiro com Steven Kruijswijk e depois com Neilson Powless. O norte-americano ainda entrou na frente nas últimas duas voltas no entanto aí apareceram os dois grandes favoritos, Michael Woods e Bauke Mollema.

O canadiano e o holandês deixaram Powless para trás no Monte Kogashiyama, levando a Jumbo-Visma a perseguir no pequeno grupo perseguidor de 6 elementos onde levavam Robert Gesink e Sepp Kuss. Apesar de todo este trabalho, o duo Woods-Mollema nunca mais foi alcançado e discutiu a vitória entre si. No sprint final, em ligeira subida, Bauke Mollema deu sequência a um final de temporada fantástico, conquistando o triunfo, uma semana depois de ter ganho Il Lombardia. Woods foi 2º, a 1 segundo. A 44 segundos, Dion Smith sprintou para o 3º posto à frente do eterno Francisco Mancebo e de Sepp Kuss.



Na Europa, a temporada de estrada chegou ao fim no dia de hoje. Como já é tradicional, o Chrono des Nations marca o término da época. Este ano reuniu uma lista de inscritos com bastante qualidade, onde se destacava a presença de Primoz Roglic.

Debaixo de chuva, a vitória nos 46 300 metros em Les Herbies sorriu ao campeão holandês de contra-relógio Jos van Emden, que demorou 55:02 a completar o percurso. 51ª vitória da Jumbo Visma em 2019! O 2º lugar ficou para o campeão italiano Filippo Ganna, que terminou a apenas 11 segundos, com a grande estrela da prova, Primoz Roglic a completar o pódio, cedendo 19 segundos para o seu companheiro de equipa. Destaque para o top 5 com a presença dos dinamarqueses Rasmus Quaade e Mikkel Bjerg. O também dinamarquês Martin Toft Madsen, vencedor das últimas duas edições foi 7º, ele que teve um problema mecânico já na última parte do seu esforço.



By admin