Iniciaram-se hoje os Campeonatos da Europa de estrada nos vários escalões e, consequentemente, também a participação portuguesa na competição que está a decorrer em Itália.




Os primeiros a ir para a estrada foram os juniores Gonçalo Tavares e António Morgado, no rapidíssimo percurso de 22400 metros de Trento, um contra-relógio praticamente sem dificuldades.

O nível dos ciclistas portugueses foi muito similar, num traçado que não favorecia as suas características. Gonçalo Tavares foi dos primeiros a partir e dos primeiros a terminar, sem referências fez 28:12 e esteve algum tempo no 2º posto provisório. António Morgado parou o relógio em 28:01, 11 segundos mais veloz que o seu colega de equipa na Bairrada, ambos acima dos 47 km/h de média. Estes tempos valeram o 18º lugar a António Morgado e o 19º a Gonçalo Tavares





A prova foi dominada pelos belgas, o grande favorito era Cian Uijtdebroeks, campeão nacional e 9º nos últimos Europeus, mas o reforço da Bora-Hansgrohe para 2022 acabou batido pelo compatriota Alec Segaert, vice campeão nacional e 12º nos últimos Europeus. Segaert começou a todo o gás e tinha quase 18 segundos de avanço no ponto intermédio, terminando apenas com 5 segundos à maior sobre o seu colega.

A luta pelo bronze foi bastante renhida entre o francês Eddy Le Huitoize e o irlandês Darren Rafferty. A vantagem de 2 segundos conseguida pelo francês logo nos primeiros quilómetros prevaleceu até à meta, sendo que o italiano Samuele Bonetto fez uma prova em recuperação e ainda ameaçou, ficando em 5º a 3 segundos do 3º.

By admin