O segundo dia do Challenge Mallorca trazia a primeira grande oportunidade para os sprinters, com o Trofeio Alcudia a ter apenas uma dificuldade montanhosa na sua segunda metade que, se feita a um ritmo mais alto poderia deixar alguns homens rápidos em dificuldades. Mikel Bizkarra, Raul Colombo, Tuur Dens e Yentl Vandevelde constituíram a pequena fuga do dia.
No pelotão, BikeExchange, Intermarché-Wanty e Israel-Premier Tech mantinham a fuga debaixo de controlo. No Coll de sa Batalla, a corrida animou, pois na frente Bizkarra mostrou ser o mais forte, deixando os seus rivais para trás e, no pelotão, tivemos vários ataques, com um grupo de 11 ciclistas a ter andado intermédio. Apesar de tudo isto, apenas Bizkarra ficou à frente do pelotão depois de ultrapassadas as subidas e com 1:15 de vantagem.
A 25 quilómetros da chegada, a fuga do basco da Euskaltel-Euskadi chegava ao final, sendo apanhado por um pelotão reduzido a pouco mais de 50 unidades, fruto do ritmo alto imposto nas subidas. Até ao final ninguém conseguiu fugir ao grande grupo e tudo se decidiu ao sprint. Pascal Ackermann e Giacomo Nizzolo eram os grandes candidatos no entanto não cumpriram com o favoritismo.
Biniam Ghirmay esteve muito forte e, com um sprint potente, o eritreu derrotou Ryan Gibbons e Nizzolo para conquistar a primeira vitória da temporada. Ackermann perdeu-se do seu comboio e foi apenas 8º. Este é um triunfo muito importante para o eritreu e para a Intermarché-Wanty, que começam 2022 da melhor maneira possível em busca de pontos.