Se já ontem tínhamos falado sobre a velocidade a que tinha sido feito a etapa e das marcas que podia deixar nos ciclistas, hoje não podemos voltar a deixar fugir o assunto. O pelotão presente no Gabão está com a pressa de terminar as etapas e percorreu os 127,2 quilómetros à volta de Port Gentil a uma média superior a 45 kms/h.
O desfecho foi o esperado, nova chegada ao sprint, já que o percurso não apresentava dificuldades de maior. Biniyam Ghirmay voltou a demonstrar toda a sua qualidade, conquistando a segunda vitória neste edição da Tropicale Amissa Bongo e reforçando a liderança da classificação por pontos. O eritreu de 19 anos derrotou o argelino Yacine Hamza e o italiano Attilio Viviani, vencedor da etapa inaugural desta prova.
Um dia marcado por duas fugas, uma com Fumiyuki Beppu, Fabien Grellier e El Houcaine Sabbahi e outra com Damien Gaudin, Isiaka Cissé e Dário António. Estas escapadas foram curtas já que a luta pelos sprints intermédios foi intensa, com Emmanuel Morin a somar 2 segundos de bonificação e Jordan Levasseur 1, o que torna a geral ainda mais apertada para o último dia. Natnael Tesfazion segue na liderança, mas com apenas 1 segundo de vantagem para Levasseur e 4 para Morin.