Não é só na Bélgica que há ciclismo, em Espanha começa-se a preparar a Volta ao País Basco e o pelotão foi até Estella para disputar mais uma edição do Grande Prémio Miguel Indurain, numa prova que contava com a presença da Sabgal/Anicolor. Jetse Bol, Txomin Juaristi, Julius Johansen, Javier Serrano, Xabier Mikel Azparren e José Maria Garcia formaram a pequena fuga do dia, sempre marcada de perto por Israel-Premier Tech e EF Education First.



30 quilómetros para o fim e fuga alcançada com o dinamarquês Johansen da Sabgal/Anicolor a ser o último ciclista a ser apanhado. Seguiram-se muitos ataques, um grupo com Oscar Onley, Stephen Williams, Jefferson Cepeda e Andrea Bagioli chegou a estar isolado mas o grupo dos favoritos voltou a entrar compacto nos derradeiros 15 quilómetros, antes da subida para o Alto de Eraul. Pavel Sivakov, Ruben Guerreiro, Felix Gall e Stephen Williams tentaram a sua sorte e, apesar de não se conseguirem distanciar, o grupo principal ia ficando cada vez mais curto.

Na curta descida que se seguiu, Brandon McNulty conseguiu abrir espaço e, sem organização atrás, o norte-americano foi ganhando espaço nos quilómetros que se seguiram. Restavam apenas 2 subidas e foi já na última, a menos de 2 quilómetros do fim que foi apanhado por Maxim van Gils. O belga veio que nem uma flecha vindo detrás e passou por McNulty muito facilmente, entrando na descida final com alguns segundos de vantagem.



Pouco mais de 1000 metros para o fim, só que McNulty não perdeu a esperança e, na descida, arriscou mais e chegou ao belga da Lotto-Dsnty. Na curta reta da meta, a vitória decidiu-se ao sprint e McNulty não deu hipóteses, vencendo com autoridade à frente de Van Gils. Oscar Onley fechou o pódio, a 2 segundos. Ion Izagirre conseguiu mais um top-5 na carreira nesta prova e o jovem Ariche Ryan completou os 5 primeiros.

By admin