A primeira etapa em linha da Volta ao País Basco trazia a única oportunidade para os poucos homens rápidos presentes no pelotão. Uma rara chance para brilharem e, desta forma, o pelotão não permitiu que a fuga fosse muito numerosa. As 4 ProTeams espanholas estiveram todas na frente, com Xabier Isasa, Diego Uriarte, Sinhué Fernandez e Julen Arriola-Bengoa a terem a companhia de austríaco Tobias Bayer.



INEOS Grenadiers, Soudal QuickStep e Team Visma | Lease a Bike mostravam ser as equipas mais interessadas na perseguição no entanto este não foi um grupo fácil de apanhar, já que o último elemento, Xabier Isasa foi apanhado a apenas 2 quilómetros do fim. Pouca organização, poucos comboios com a Intermarché-Wanty a aparecer no último quilómetro, por sinal bastante técnico.

Luca van Boven estava na posição ideal mas na sua roda estava Caleb Ewan e o australiano não se fez de rogado. O Pocket Rocket colocou-se na sua clássica posição aerodinâmica e, com um sprint poderoso, conquistou a vitória, a primeira no World Tour desde 2022! Van Boven foi 2º e o francês Bastien Tronchon completou o pódio. Iuri Leitão começou o sprint relativamente atrasado e ainda conseguiu terminar em 5º. Na geral, Max Schachmann mantém a lideraça à frente de João Almeida.

By admin