O velódromo de Sangalhos acolheu, no dia de hoje, o Campeonato Nacional de Omnium, prova integrante do Troféu Bento Pessoa, e primeira corrida pontuável para a Taça de Portugal de Pista 2019. Rui Oliveira e Maria Martins foram os ciclistas vencedores.
No lado masculino, Rui Oliveira e João Matias travaram uma dura batalha, com o ciclista da UAE Team Emirates a sagrar-se campeão, sucedendo ao seu irmão gémeo Ivo. Rui Oliveira ganhou o Scratch e com João Matias a ganhar as duas provas seguintes (Tempo Race e Corrida de Eliminação).
O ciclista da Vito-Feirense-PNB estava na liderança à entrada da última prova, com mais 2 pontos que Rui Oliveira. A corrida por pontos foi decisiva e após um longo dia de competição em Anadia, foi Rui Oliveira a superiorizar-se e a triunfar. Contas feitas, Rui Oliveira terminou a prova com 203 pontos, mais 18 do que João Matias. O terceiro lugar ficou a cargo de César Martingil, que fechou com 160 pontos.
No lado feminino, a competição foi menos equilibrada, com Maria Martins a confirmar o seu favoritismo. A atleta da Sopela Women’s Team ganhou o Scratch, a Tempo Race e a Corrida de Eliminação, entrando com larga vantagem na Corrida por Pontos. A jovem portuguesa continuou a todo o gás e também triunfou na Corrida por Pontos. No final, “Tata”, como é conhecida no mundo do ciclismo, terminou com 175 pontos, mais 40 que Soraia Silva e mais 55 que Maria Barros.