A clássica mais antiga do ciclismo mundial voltou a não desiludir. A saída de Milão viu uma pequena fuga formar-se, com 6 ciclistas, sendo eles Oier Lazkano, Davide Orrico, Kevin Vermaerke, Juri Zanotti, Joan Bou e Mattia Frapporti. No pelotão, a Jumbo-Visma mantinha a fuga a uma distância razoável sendo que a corrida teve um volte-face a 50 quilómetros do fim.



O vento provocava cortes no pelotão, principalmente devido à ação da Deceuninck-QuickStep, que ficava com 6 ciclistas na frente, entre os quais Julian Alaphilippe e João Almeida. Muito atentos, Primoz Roglic, Tadej Pogacar, Michael Woods e Alejandro Valverde também estavam na frente, perfazendo um total de 25 ciclistas no primeiro grupo.

Muitas equipas passavam pela frente do pelotão, o que nunca deixou o grupo da frente ganhar muita vantagem, entrando apenas com 25 segundos na primeira ascensão a Superga, à falta de 23 quilómetros para a chegada. Com diferenças tão curtas, cerca de uma dezena de ciclistas conseguiram fazer a ponte para a frente.



Jogando com a vantagem numérica, Mauri Vansevenant atacou no topo da primeira passagem por Superga. O jovem belga ainda entrou na subida final com 25 segundos mas as movimentações começaram bem cedo no grupo perseguidor, anulando a mexida do ciclista da Deceuninck-QuickStep.

A ritmo, Adam Yates foi reduzindo o grupo da frente, chegou a estar isolado por breves instantes, mas, a 2500 metros do fim, Primoz Roglic encostava ao britânico, com Pogacar e João Almeida a serem os últimos a descolar. O duo da frente uniu esforços, entrando com 16 segundos de vantagem no quilómetro final.



Yates foi o primeiro a atacar, a 400 metros do fim, mas não conseguiu descolar Roglic. O esloveno esperou pelo momento certo e, com mais um ataque perfeito e brutal, fez descolar o ciclista da INEOS Grenadiers e pedalou para mais uma vitória! Yates chegou a 12 segundos e, a 35 segundos, João Almeida superou, ao sprint, Pogacar para terminar em 3º. O top-5 ficou completo com o vencedor de 2019 Michael Woods.

https://twitter.com/Eurosport_UK/status/1445762611778232329

By admin