A etapa rainha do Tour de France prometia e desde o tiro de partida que não desiludiu! Início a um ritmo brutal, com a Visma|Lease a Bike a colocar três ciclistas na fuga, incluindo Wilco Kelderman e Matteo Jorgenson. Cerca de 20 ciclistas na frente, entre os quais Warren Barguil, Oier Lazkano, Valentin Madouas, Ilan van Wilder, Michal Kwiatkowski e Neilson Powless. A EF Education tinha falhado a fuga com o seu líder Richard Carapaz e colocou-se na perseguição do pelotão, fazendo-o até ao sopé do Col du Vars.



Mal se iniciou a subida, ataque do campeão olímpico. Egan Bernal, Romain Bardet e Simon Yates seguiram o equatoriano mas nem todos conseguiram chegar à frente. Apenas Carapaz e Yates conseguiram fazer a ponte para a fuga do dia, onde já só restavam Jorgenson, Kelderman,Van Wilder, Jai Hindley, Cristian Rodriguez, Oscar Onley e Nicolas Prodhomme. No pelotão, era já a UAE Team Emirates quem tomava as rédeas da perseguição e foi assim durante todo o dia. Ao ritmo de Nils Politt e Tim Wellens primeiro, Marc Soler e Pavel Sivakov depois, as duas primeiras subidas do dia não tiveram ataques. Já na frente, o grupo estava reduzido e quem aproveitava era Carapaz, passando em primeiro tanto no Col du Vars como na Cime de la Bonette.

Sem grandes alterações, a corrida entrou no sopé de Isola 2000 com seis ciclistas na frente. 13 quilómetros para o fim, 3 quilómetros já de subida e ataque de Matteo Jorgenson na frente. O norte-americano dava tudo em busca da vitória em etapa. Atrás, era já Adam Yates quem trabalhava, um ritmo mais violento e a 8600 metros do fim … ataque de Tadej Pogacar. Evenepoel e Vingegaard ainda tentaram seguir o esloveno mas não passou da tentativa. Quase 3 minutos para Jorgenson mas nada é missão impossível para Vingegaard.



Metros após metros, pedalada após pedalada, o líder do Tour foi apanhado os fugitivos do dia e a 2 quilómetros do fim chegava e ultrapassava Jorgenson. O norte-americano não conseguiu esboçar resposta, Pogacar está um nível à parte e pedalou para a vitória em Isola 2000, a 4ª nesta Volta a França. Jorgenson chegou a 21 segundos, Yates foi 3º a 40. Evenepoel e Vingegaard chegaram juntos a 1:42 e , a 2 minutos, chegaram João Almeida e Mikel Landa. Na geral, Pogacar é mais líder, agora com 5:03 de vantagem para Vingegaard e 7:01 para Evenepoel. João Almeida defendeu o seu 4º lugar.

By admin