Começou hoje a Vuelta as Asturias com a presença de Mikel Landa e Richard Carapaz (últimos preparativos antes do Giro) e de 3 equipas portuguesas, a W52/FC Porto, a Rádio Popular-Boavista e o Aviludo-Louletano. A etapa, com alguma montanha, acabou por ser bastante linear, com uma fuga de Francisco Mancebo e Daniel Turek. O duo ganhou alguma vantagem, a Movistar e a Caja Rural controlaram e no início da última subida cujo topo era a 7 kms da meta havia pelotão compacto.



Na subida vimos a Movistar a tentar controlar a corrida, colocando Mikel Landa na frente, precisamente para evitar ataques e tentar levar Jose Joaquin Rojas ao triunfo. Ataques só houve mesmo no final da ascensão, mais pelos pontos da montanha do que para tentar conquistar a etapa.

Curiosamente até houve ofensivas na descida, com Krists Neilands e Aleksandr Vlasov a tentarem a sua sorte e até Richard Carapaz chegou a ganhar alguns metros. Acabou por ser Mikel Landa a servir de lançador para Carapaz já numa parte final muito técnica, mas sem Jose Joaquin Rojas na roda, o que acabou por custar muito caro.

É que muito bem posicionado estava um ciclista que está em grande forma e tem uma boa ponta final, falamos de Carlos Quintero, que acabou por triunfar com relativamente facilidade para se tornar no primeiro líder da prova espanhola. O pódio foi completo por Orluis Aular e Richard Carapaz. Relativamente às equipas portuguesas, houve 2 elementos a fechar nos 10 primeiros, Vicente Garcia de Mateos foi 7º e Edgar Pinto foi 8º.





By admin