Mais um dia de dificuldades constantes no País Basco e, tal como nas etapas anteriores, sobe e desce durante todo o dia, sendo que o final era ainda mais complicado, com um murito a esperar os corredores. O começo de corrida foi brutal, a alta velocidade, e com mais de 60 quilómetros percorridos é que um grupo se formou na frente de corrida.
Pello Bilbao foi quem encetou a escapada, no entanto a sua perigosidade na geral fez com que regressasse ao pelotão. Marc Soler, Carlos Rodriguez, Lucas Hamilton, Kenny Elissonde, Sepp Kuss e Sergio Samitier ficaram na frente mas aos poucos a frente de corrida foi ficando mais reduzida, não só pela dificuldade de alguns ciclistas mas também devido à queda bastante feia de Hamilton.
Soler e Rodriguez foram quem mais aguentaram na frente, o pelotão deu 4 minutos de vantagem máxima, sempre comandado pelas equipas da Jumbo-Visma e Quick-Step. A cerca de 35 quilómetros do fim, Bahrain-Victorious, Cofidis e Bora-Hansgrohe decidiram substituir as duas formações já referidas na frente do pelotão. Na frente, apenas Soler trabalhava.
À falta de 16 quilómetros do fim, quando estas equipas saíram da frente surgiu o ataque de Remco Evenepoel, com Jonas Vingegaard, Enric Mas, Daniel Martinez, Aleksandr Vlasov, Ion Izagirre e Pello Bilbao a responderem ao belga. Na frente, e a um quilómetro do topo da subida de Karabieta, Rodriguez deixava Soler para trás em busca da possível vitória em etapa.
Apesar do grupo de Evenepoel não se entender a 100%, a vantagem para o grupo de Roglic ia aumentando e, à entrada do quilómetro final era já superior a 1 minuto. Alheio a isto, Rodriguez dava o tudo por tudo, conseguindo manter estável a diferença de 30 segundos. A dureza dos 500 metros finais era brutal mas o ciclista da INEOS ainda teve energias suficiente para conquistar a vitória.
Logo de seguida, a 7 segundos, chegava Martinez, dando a dobradinha à INEOS Grenadiers. Evenepoel foi 3º, a 9 segundos, seguindo-se Izagirre e Mas a 11, Bilbao a 13, Vlasov a 18 e Vingegaard a 20. Estes dois caíram a escassos metros da meta quando estavam na frente do grupo. Roglic chegou bastante atrasado, a 1:15. Na geral, Evenepoel é o novo líder, com 2 segundos de vantagem para Martinez e 21 para Izagirre.