Dia de ciclismo internacional na Figueira da Foz para a primeira edição da Figueira Champions Classic! Aproveitando a visibilidade e a transmissão televisiva, as equipas nacionais não queriam ficar de fora e formaram uma fuga 100% equipas nacionais. Hugo Nunes, Gaspar Gonçalves, Jesus del Pino, Sergio Garcia, Afonso Silva, Carlos Salgueiro e Alexandre Montez formaram o grupo da frente ainda nos primeiros quilómetros.



Com cerca de 5 minutos de vantagem máxima, o pelotão foi, inevitavelmente, comandado pela Intermarché-Circus, a equipa de um dos grandes favoritos à partida, o português Rui Costa. Também a EF Education ajudou a equipa belga e, a 50 quilómetros do fim, a fuga já estava apanhada.

Já em pleno circuito final, Rémi Cavagna atacou e levou a companhia de Quinten Hermans, Rune Herregodts, Oscar Onley, Mathias Vacek e Merhawi Kudus. Mesmo com Kudus na frente, a EF não tinha confiança no eritreu e assumiu a perseguição no pelotão. Praticamente com o grupo alcançado, Cavagna voltou à carga e só Herregodts o seguiu.



A passagem pelo Parque Florestal selecionou ainda mais o grupo perseguidor que, pouco depois, apanhava o perigoso duo. Em Enforca Cães Nicola Conci e Kobe Goosens ainda tentaram a sua sorte no entanto foi um grupo de 14 ciclistas a discutir o triunfo. Foi a EF a fazer o lançamento para Marijn Van den Berg, o neerlandês parecia ir para a vitória, só que Casper Pedersen apareceu detrás muito rápido para conquistar uma vitória fácil e vencer a Figueira Champions Classic. Herregodts ainda conseguiu ultrapassar Van den Berg na luta pelo 2°. Rui Costa ficou as portas do pódio, em 4°.

By admin