Dia de todas as decisões na Volta a Polónia, com o contra-relógio individual em torno da cidade de Katowice a marcar todas as diferenças. Shane Archbold foi o primeiro a fazer-se à estrada, com o primeiro tempo de referência a ser registado por Michael Hepburn com 19:40. Josef Cerny ficava a 8 segundos, no entanto Finn Fisher-Black chegava logo de seguida com um grande tempo, retirando 14 segundos ao tempo do australiano. O registo do neozelandês era bastante bom, nem o campeão da Europa Stefan Bissegger conseguiu fazer melhor, terminando a 8 segundos.
Geraint Thomas estava com ideias no dia de hoje e fez 19:24, 2 segundos melhor que Fisher-Black para passar para o primeiro lugar provisório. O campeão do Mundo Tobias Foss, Kevin Vauquelin e Tim Wellens aproximaram-se do tempo do galês, mas ninguém conseguia destornar o ciclista da INEOS Grenadiers. Foi preciso esperar pela chegada de Mattia Cattaneo para um novo melhor tempo, com o italiano da Soudal-QuickStep a voar pelas ruas de Katowice, com 19:10, um super tempo!
Dificilmente este tempo era batível, só que ainda estavam grandes especialistas por chegar e, por isso, a expectativa era muita. A luta pela geral estava entre Michal Kwiatkowski, João Almeida e Matej Mohoric e, no ponto intermédio, tudo sorria ao campeão nacional da especialidade, já que ambos os seus rivais se encontravam a 1 segundo na geral virtual. Até ao final a história mudou, Kwiatkowski pedeu tempo (estava a ganhar 5 segundos a João Almeida), terminando a 21 de Cattaneo. João Almeida foi de menos a mais, acabando a 13 do italiano. Só faltava chegar Mohoric, tudo de olhos postos na meta e o esloveno parava o relógio com 19:35, 25 segundos pior que Cattaneo e 12 pior que João Almeida.
Mohoric defendeu-se com unhas e dentes e com uma excelente segunda metade de contra-relógio, conseguiu manter a lidernaça da Volta a Polónia devido às centésimas de segundo face a João Almeida. Kwiatkowski subiu a 3º, a já 14 segundos, com Ilan van Wilder e Cattaneo a completarem o top-5. Ruben Guerreiro foi 72º a 1:33 na etapa e na geral desceu a 25º a 2:11.