O Gran Premi Valencia, ganho por Giovanni Lonardi, deu o pontapé de saída da temporada europeia de ciclismo de estrada, mas a época de algumas equipas World Tour começa amanhã, com o Challenge Mallorca. O Challenge Mallorca é um conjunto de clássicas que decorre em Espanha, este ano de 26 a 30 de Janeiro, aproveitando também o facto de muitas formações estarem ou terem estado em estágio de pré-temporada no país vizinho.




Cada equipa dá à organização uma “short list”, um conjunto de ciclistas que geralmente anda a rondar os 15, e depois apresenta um alinhamento de 6 ou 7 corredores consoante a orografia. Esta época o Challenge Mallorca vai contar com 10 equipas World Tour: Movistar, Cofidis, Intermarche-Wanty-Gobert, BikeExchange, Trek-Segafredo, Lotto-Soudal, Israel Premier-Tech, Ag2r, Bora-Hansgrohe e UAE, sendo acompanhadas por 9 Profissionais Continentais e 6 formações Continentais.

Será, muito provavelmente, o tiro de partida em 2022 para muitos nomes grandes como por exemplo Alejandro Valverde, Michael Matthews, Warren Barguil, Nils Politt, Emanuel Buchmann, Patrick Konrad, Ben Hermans, Enric Mas, Pascal Ackermann, Tim Wellens, Giacomo Nizzolo, Jesus Herrada, Alexander Kristoff, Biniyam Ghirmay. Em relação aos ciclistas portugueses, estão alguns nas selecções apresentadas pelas equipas à organização, Ivo Oliveira na UAE Team Emirates, Iuri Leitão na Caja Rural, André Carvalho na Cofidis, Daniel Viegas na Eolo-Kometa e André Domingues na Burgos-BH.



Amanhã decorrerá o Trofeo Calvia, uma montanha-russa de 155 kms, que tem mais de 3000 metros de acumulado, 3 contagens de 2ª categoria e 1 contagem de 3ª categoria. Será certamente uma corrida muito aberta e com vários desfechos possíveis, corredores como Michael Matthews, Alessandro Covi ou Vincenzo Albanese estão à espera de um sprint em grupo reduzido, enquanto é de esperar que ciclistas como Patrick Konrad, Alejandro Valverde ou Tim Wellens se coloquem ao ataque. Em 2021, num percurso semelhante, triunfou Ryan Gibbons e o pelotão foi de 30 elementos.

Uma das grandes novidades é o regresso do Trofeo Alcudia, que não se disputava desde 2014, e é essa a grande razão para o alargamento de 4 para 5 dias. Será um dia bem mais acessível em que os sprinters terão apenas de ultrapassar 8,7 kms a 5%, uma dificuldade que está a 35 kms da meta. Dia 28 é a vez do Trofeo Serra de Tramuntana, que habitualmente dá um bom espectáculo, os 159 kms com partida e chegada a Lloseta incluem 3 contagens de 2ª categoria e uma montanha de 1ª categoria, o Coll de Puig Major, com 14,6 kms a 6%. Como ainda está longe da meta é de esperar muitos ataques de longe.




No penúltimo dia haverá o Trofeo Pollença, uma jornada com algum sobe e desce, mas onde a maior dificuldade está mesmo no final, com 2,5 kms a 8,4%. Em 2021 triunfou Winner Anacona e em 2020 Marc Soler. O Challenge Mallorca fica concluído com o Trofeo Palma, um oportunidade de ouro para os sprinters testarem a sua explosão e os seus comboios. São quase 170 kms praticamente planos, os últimos vencedores foram André Greipel, Matteo Moschetti e Marcel Kittel, é um final para corredores muito poderosos. Para amanhã está confirmado o regresso à competição de estrada após lesão de Ivo Oliveira e a estreia de André Domingues pela Burgos-BH.

By admin