Último dia dos Campeonatos da Europa em Drenthe, com a prova de estrada dos elites masculinos no menu com cerca de 200 quilómetros. Cerca de 20 quilómetros para a formação da fuga do dia, até que o pelotão deu liberdade a 5 ciclistas. Grupo pequeno mas muito perigoso com a presença do campeão europeu e vice-campeão europeu de contra-relógio, Joshua Tarling e Stefan Bissegger respetivamente. A estes dois juntaram-se Rory Townsend, Norma Vahtra e Mathias Vacek.
Sabendo do perigo, o pelotão rapidamente iniciou a perseguição, com Bélgica, França e Dinamarca trabalharem em conjunto. 2 minutos foi a vantagem máxima do quinteto que entrou no circuito do VAM-berg, a 85 quilómetros do fim, já com menos de 30 segundos de avanço. A primeira passagem pela subida retirou da frente Vahtra e Tarling e, com apenas 3 ciclistas na fuga esta voltou a ganhar alguma vantagem.
Vários grupos intermédios foram-se formando no entanto ninguém se conseguiu fazer a ponte para a frente e, a 30 quilómetros do fim já não havia fuga. Na antepenúltima passagem pelo VAM-berg movimentação decisiva. Christophe Laporte ataca e leva consigo Wout van Aert, Arnaud de Lie, Andreas Kron, Mads Pedersen, Olav Kooij, Mike Teunissen, Rasmus Roller, John Degenkolb e Sandy Dujardin. Várias seleções com 2 elementos, o que garantiu o sucesso da fuga, mesmo com o pelotão a trabalhar unido.
Laporte sentiu a oportunidade e na penúltima passagem pela meta voltou a atacar. Desta vez o francês não teve resposta e partiu para os últimos 12 quilómetros em solitário. Tudo por tudo de Laporte, a vantagem não era muita mas fazia sonhar o gaulês que a 1000 metros do fim ainda tinha 10 segundos. Atrás foi a Bélgica a pegar na corrida, De Lie deu tudo para Van Aert e a aproximação era evidente. Laporte estava na mira e Van Aert lançou o seu sprint só com Kooij na roda. Menos de 150 metros para o fim e a junção estava feita só que faltaram as forças finais ao belga. Laporte aguentou a aproximação e sagrou-se campeão europeu com Van Aert a ser 2° e Kooij 3°. Emoção até ao fim no VAM-berg!
Nelson Oliveira foi o melhor representante nacional, terminando em 18º a 49 segundos. Ivo Oliveira foi 34º a 3:25, André Carvalho 57º a 6:24, João Matias 85º a 8:32 e Iuri Leitão não terminou a sua prova.