Esta quinta-feira foi dia para as primeiras prova de fundo dos Campeonatos do Mundo de Zurique, com os juniores a realizarem as suas competições. Debaixo de muita chuva, o circuito tornou-se ainda mais duro, com as descidas a serem complicadas, devido à perigosidade de queda. Pela manhã, o favoritismo confirmou-se com Cat Ferguson a estar em todas as movimentações decisivas. A corrida foi-se selecionando, foram realizadas duas voltas ao circuito, e, no final, foram 3 ciclistas a discutir o título. A brtiânica Ferguson superiorizou-se, com relativa facilidade, conseguindo a dobradinha no escalão feminino. Paula Ostiz e Viktória Chladoňová completaram o pódio. Por Portugal, Raquel Dias foi 75ª a 8:11 e Maria Marques 91ª a 13:04.





Já pela tarde, foi a vez dos juniores masculinos se fazerem à estrada. Corrida muito animada, ataques atrás de ataques e logo com os favoritos a mexerem-se na primeira das 4 voltas ao circuito de Zurique. A seleção no pelotão foi feita muito cedo e, foi a 23 quilómetros do fim que a corrida se decidiu. Estavam na frente Albert Philipsen Withen e Lorenzo Finn e, numa descida, Withen ia ao chão. O dinamarquês era um dos grandes favoritos, na tentativa de revalidar o título. Finn abrandou, Hector Álvarez reentrou mas foi por pouco. Finn arrancou na última grande subida do pecurso, partindo para 21 quilómetros em solitário.

Finn estava endiabrado, fez uma corrida fenomenal e os seus rivais só o voltaram a ver depois da linha de meta. Título mundial para o jovem italiano com 2:05 de vantagem para Sebastian Grindley e 3:06 para um grupo onde Senna Remijn venceu o sprint pelo 3º lugar. Daniel Moreira foi 37º a 11:13 e José Moreira abandonou a prova.

By admin