As perspetivas para a Tre Valli Varesine não eram as mais animadoras e tudo veio a piorar no dia de hoje. Os ciclistas ainda se fizeram à estrada, percorreram cerca de 60 quilómetros debaixo de chuva torrencial, no entanto não havia mais condições para continuar. Ainda antes de partir, a corrida tinha sido encurtada, com menos duas voltas ao circuito de Varese no entanto tudo não passou de uma ideia que não se veio a concretizar. A 103ª edição da Tre Valli Varesine iniciou-se mas não chegou a ser concluída.
No momento em que a corrida foi interrompida, seguia na frente uma fuga composta por Enric Mas, Romain Bardet, Tobias Foss, Felix Engelhardt, Georg Steinhauser e Lorenzo Germani com 2 minutos de vantagem para o pelotão. Depois de 3 voltas, o pelotão decidiu parar na linha de meta, tal como vemos na imagem, para discutir com a organização o cancelamento da competição. Forte chuva e estradas alagadas com inundações foram as razões do cancelamento.
O campeão do Mundo Tadej Pogacar era um dos ciclistas presentes e, em declarações à imprensa, o esloveno afirmou que “já durante a saída neutralizaad existiram 7 furos e algumas rodas partidas. Tentamos correr, na descida estava na segunda posição, atrás do meu colega Alessandro Covi, e não conseguia ver por onde ia. Todos queriam parar. As quedas iriam acontecer, era uma questão de saber em que volta é que iria acontecer.”
O ciclista da UAE Team Emirates entende a organização “mas, no final foi tomada a decisão correta. Lamentamos que a corrida teha sido cancelada. Felizmente, todos permanecemos calmos e razoáveis. Vi como foi difícil para o chefe da organização, havia lágrimas nos seus olhos. Esta corrida significa muito para eles. Mas se não pode correr, não se pode correr. Eles compreenderam isso imediatamente. Estou-lhes muito grato por isso.”
Ao contrário dos homens, as senhoras realizaram a sua prova, também ela encurtada devido às condições atmosféricas adversas. Debaixo de muita chuva, apesar de não tão intensa como durante a tarde, a francesa Cedrine Kerbaol levou de vencida a 4ª edição feminina da Tre Valli Varesine, num pódio completo por Silvia Persico e Lianne Lippert.