Última etapa da Tropicale Amissa Bongo e, como aconteceu nos últimos dias, mais uma tirada feita a todo o gás. Um dia plano, que teve várias fugas sendo que foi Mohcine El Kouraji, Jayde Julius e Fumiyuki Beppu aqueles que passaram mais tempo na frente de corrida.
A entrada no circuito final de Liberville levou a que a corrida anima-se, devido aos sprints intermédios. A fuga do dia foi alcançada, formou-se nova escapada perigosa, com Damien Gaudin e Victor Lafay a perigarem os primeiros postos.
A 15 quilómetros o pelotão seguia, já, compacto, em direção ao derradeiro sprint intermédio, que viria a decidir a corrida. Jordan Levasseur foi 1º, somando 3 importantes segundos de bonificação oque o colocava na liderança virtual da corrida. Emanuel Morin foi 2º e o líder Natnael Tesfazion foi, somente, 3º.
Ainda havia uma etapa por disputar e na chegada à capital do Gabão o mais forte foi Lorrenzo Manzin, um dos mais conceituados sprinters presentes na prova e que ainda não tinha conseguido picar o ponto na prova. O corredor da Total Direct Energie bateu Youcef Reguigui e Riccardo Minali.
Como referimos, a geral decidiu-se ao segundo e no último sprint intermédio. Jordan Levasseur, da Natura4Ever-Roubaix Lille Metropole, leva a camisola amarela para casa na derradeira oportunidade, superando Natnael Tesfazion por 1 segundos e Emanuel Morin por 4.