Está oficialmente aberta a temporada de clássicas de final de ano em Itália! O Giro della Toscana é a primeira das provas, uma clássica com 182,7 quilómetros e que tinha como grande dificuldade o Monte Serra (8,3 kms a 7.2%), subida a ser passada por duas vezes, a última delas a 30 quilómetros do fim. UAE Team Emirates, Red Bull-BORA-hansgrohe e EF Education-EasyPost eram as principais equipas presentes, num pelotão que conseguiu apanhar uma fuga relativamente fraca na segunda passagem pelo Monte Serra.



Nessa subida, tinham saído do pelotão um grupo muito numeroso, contendo ciclistas mais perigosos como Diego Ulissi, Esteban Chaves, Emanuel Buchmann e David De la Cruz. Até ao topo do Monte Serra, o pelotão conseguiu apanhar esta perigosa fuga. Na rápida descida que se seguiu, os ataques continuaram e Clément Champoussin e Michael Storer conseguiram destacar-se. Restavam pouco mais de 20 quilómetros, este duo ganhou cerca de 1 minuto de vantagem e essa diferença acabou por ser decisiva.

Não existia organização atrás, ao invés, eraos ataques que fracionaram o grupo e isso só jogou a favor do duo dianteiro. No final, foram Champoussin e Storer a discutir a vitória ao sprint, com o francês da Arkéa – B&B Hotels a superiorar-se. A 17 segundos chegou o grupo perseguidor, com Jordan Jegat a bater Marco Brenner na luta pelo 3º lugar. Esta é a 8ª vitória da temporada para a formação francesa e a primeira do ano para Clément Champoussin.

By admin