Quando tudo fazia apontar para um regresso à Movistar dos irmãos Izagirre eis que a Cofidis lança uma novidade bombástica e anuncia a contratação de Ion Izagirre, com o espanhol de 32 anos a reforçar a equipa francesa num contrato válido por 1 temporada.
Com passagens pela Euskaltel-Euskadi, Movistar, Bahrain-Merida e Astana (desde 2019), Ion Izagirre está neste momento num clube restrito, o dos ciclistas em activo com pelo menos 1 vitória em todas as Grandes Voltas, feito que completou na Vuelta em 2020, depois de ter triunfado no Giro em 2012 e no Tour em 2016.
Pelo meio há outras vitórias marcantes, já foi por 2 vezes campeão nacional de contra-relógio (2016 e 2021) e 1 vez de estrada (2014), ganhou etapas no Tour de Romandie, na Volta a Suíça, e no Paris-Nice. Conquistou a Volta a Polónia em 2015 e tem na Volta ao País Basco uma espécie de segunda casa, venceu a geral em 2019 e este ano foi o mais forte no sprint da etapa 4.
Ao longo destes anos todos sempre foi um caça-etapas exímio, é por isso mesmo que tem 15 triunfos na sua carreira como profissional e a maioria deles no World Tour. Como é bastante completo e um contra-relogista de qualidade acabou por se focar também nas provas de 1 semana, algo que provavelmente também irá acontecer na Cofidis, nessa perspectiva era algo que faltava à equipa gaulesa.
Desta forma a Cofidis fica, para já, com um contingente espanhol composto por Ruben Fernandez, Jesus Herrada, José Herrada e Ion Izagirre. Curiosamente, este forte bloco de trepadores também terá como função primordial ajudar o francês Guillaume Martin nas Grandes Voltas e é para isso que a Cofidis está a contratar neste fase da temporada.