A Amaury Sports Organisation (ASO) anunciou hoje as primeiras 2 equipas convidadas para a Volta a França e não há grandes novidades nem surpresas. A Cofidis e a Wanty – Groupe Gobert receberam os 2 “Wild Cards” e vão repetir a presença de 2018, depois de terem sido figuras de proa no Europe Tour durante a época passada.
Curiosamente a Cofidis e a Wanty – Groupe Gobert foram 2 formações com uma estratégia de mercado completamente distinta. Os belgas reforçaram o contingente da casa e mantiveram quase todo o plantel, apostando na continuidade, enquanto que os comandados de Cedric Vasseur contrataram 9 ciclistas, destacando-se o colombiano Darwin Atapuma. A equipa aposta novamente muito em Nacer Bouhanni e Christophe Laporte e fortaleceu o comboio de ambos.
E os restantes 2 convites? Serão revelados mais tarde, mas é quase certo que irão para equipas Profissionais Continentais francesas. A Delko-Marseille parece fora da corrida e sendo assim resta a Direct Energie, a Arkea-Samsic e a Vital Concept como candidatas. Mesmo entre estas 3 formações a Direct Energie e a Arkea-Samsic (de Warren Barguil e André Greipel) serão as que estão mais próximas de receber um bilhete de ouro, sendo provável que a Vital Concept de Pierre Rolland, Bryan Coquard ou Arthur Vichot falhe um dos grandes objectivos do ano.
Recorde-se ainda que anteriormente a ASO tinha anunciado que as 5 Profissionais Continentais francesas (Cofidis, Direct-Energie, Arkea-Samsic, Vital Concept e Delko-Marseille) fariam parte do lote de 23 equipas que iriam participar no Paris-Nice em 2019, ficando a hegemonia dos convites para essa prova nas formações gaulesas.