Etapa final da Volta a Portugal 2023, um esforço individual bastante duro em Viana do Castelo, com o final no Alto de Santa Luzia. A parte inicial do contra-relógio ficou marcada por várias mudanças de liderança, passaram pelo “hot seat” Francisco Pereira, Angel Sanchez, Unai Iribar, Jon Knolle e Lukas Ruegg, foi o suíço que ficou algum tempo mais na frente com o registo de 26:09.
Foi Moran Vermeulen a bater o esforço do seu colega de equipa e momentaneamente a Team Voralberg ficou com os 3 lugares do pódio, o que era um bom presságio para o camisola amarela Colin Stussi. O domínio da formaçáo austríaca terminou quando chegaram os especialistas da Glassdrive/Q8/Anicolor, primeiro Rafael Reis com 25:44 e depois um grande contra-relógio de Mauricio Moreira, que pulverizou os registos intermédios e parou o relógio na meta em 24:59, o primeiro a baixar da barreira dos 25 minutos.
Antes do top 10 chegar ficou resolvida a classificação da juventude, Jaume Guardeno ficou no 5º lugar provisório e fez quase 1 minuto melhor do que Afonso Eulálio, garantindo assim a camisola branca no final desta Volta a Portugal. Txomin Juaristi foi fazendo jogo igual a Mauricio Moreira nos registos intermédios e foi ligeiramente mais forte nos últimos 3 kms, retirou 3 segundos ao uruguaio e viria a garantir a vitória na etapa com o tempo de 24:56.
Nas contas pela camisola amarela Colin Stussi voltou a confirmar que foi o ciclista mais forte desta Volta a Portugal 2023, o triunfo na geral hoje nunca esteve em risco e acabou a jornada inclusivamente no 3º posto, ganhando por mais de 1 minuto na luta pela amarela. Graças ao incrível contra-relógio que realizou Txomin Juaristi passou de 6º para 2º e foi António Carvalho com o 4º posto na etapa a garantir o lugar mais baixo do pódio. Precisamente o caminho inverso de Juaristi fez Henrique Casimiro, que no último dia da Volta a Portugal caiu de 2º para 6º. Outro dos beneficiados foi um basco, Mikel Iturria subiu de 12º para 9º.
Nas restantes classificações Daniel Babor ganhou por pontos, César Fonte levou a classificação da montanha e a Glassdrive/Q8/Anicolor triunfou colectivamente.