Primeira etapa em linha da Volta a Portugal em Bicicleta 2024, com o pelotão a sair de Sangalhos por volta da hora de almoço. Raúl Rota foi o primeiro atacante do dia, com o espanhol da Rádio Popular – Paredes- Boavista a receber a companhia de Unai Esparza e Samuel Boardman mais adiante. Apenas 3 ciclistas na frente, com a Sabgal/Anicolor a controlar o pelotão, mantendo o trio a menos de 5 minutos. Aos poucos, a diferença foi diminuindo e, na subida ao Senhor da Serra, a 26 quilómetros do fim, a fuga dividiu-se.
João Medeiros fez a ponte para a frente mas ainda foi Raul Rota a passar na frente a contagem de montanha. O espanhol ficou isolado na frente de corrida, sendo apanhado já em plena ascensão ao Observatório de Vila Nova. O primeiro ataque surgiu a 8 quilómetros do fim, por intermédio de Julen Amezqueta. Ao ritmo de Frederico Figueiredo, o espanhol foi apanhado passados 2 quilómetros, com o pelotão a estar já bem reduzido. Jonathan Caicedo desferia o primeiro ataque mais sério, com Colin Stussi a responder ao equatoriano.
4500 metros para o fim, primeiras movimentações mais sérias e, num aumentar de ritmo feito pouco depois, Stussi deixava Caicedo para trás. Faltava ainda a parte mais dura da subida pela frente, no entanto ninguém se conseguia aproximar do helvético da Team Vorarlberg. Atrás, o grupo ia ficando partido, os ciclistas espalhados pela estrada, com Jon Aguirre, numa primeira fase a ser o mais direto perseguidor.
Stussi foi aumentando a sua vantagem, estabilizando nos 30 segundos quando Aguirre foi apanhado e ultrapassado por António Carvalho e Luís Fernandes. Ritmo sólido na parte final e, no alto da subida, conquistava a vitória. António Carvalho foi 2º a 28 segundos, Luís Fernandes 3º a 41. Aguirre e Del Pino terminaram a 45, Diego Camargo a 50 e, um dos derrotados do dia foi Mauricio Moreira, cedendo 1:07 e terminando em 8º. Stussi é o novo camisola amarela, com mais de meio minuto de vantagem para António Carvalho.