BILBAO, SPAIN - AUGUST 24: Marc Soler Gimenez of Spain and UAE Team Emirates celebrates winning during the 77th Tour of Spain 2022, Stage 5 a 187,2km stage from Irún to Bilbao / #LaVuelta22 / #WorldTour / on August 24, 2022 in Bilbao, Spain. (Photo by Justin Setterfield/Getty Images)

Mais um dia do pelotão pelo norte de Espanha, uma etapa que começou a todo o gás, percorrendo-se mais de 50 quilómetros na primeira hora de corrida, brutal! Muitos ataques aconteceram mas foi a menos de 20 quilómetros da primeira contagem de montanha do dia é que o pelotão deu liberdade à fuga, um grupo muito numeroso por sinal.



Jake Stewart, Julius Johansen, Fred Wright, Vadim Pronskiy, Roger Adriá, Ibai Azurmendi, Kamil Malecki, Victor Langellotti, Gregor Muhlberger, Fausto Masnada, Jonathan Caicedo, Lawson Craddock, Nikias Arndt, Rudy Molard, Anthony Delaplace, Alessandro de Marchi e Daryl Impey formaram a fuga do dia, um grupi que ainda viria a ter Marc Soler. A Jumbo-Visma não se mostrava preocupada em perder a liderança e, aos poucos, foi deixando a fuga ganhar minutos, chegando aos 5 de vantagem máxima.

As primeiras subidas foram passando sem dificuldades de maior, com a primeira passagem pelo Alto del Vivero a fazer as primeiras vítimas no grupo da frente. Mesmo assim, mais de uma dezena de ciclistas passou na frente de corrida. Longe de ser um trepador, Jake Stewart atacou na fase de plano que antecedeu nova subida ao Alto del Vivero, entrando aí com 45 segundos de avanço para o grupo perseguidor e 5 minutos para o pelotão.

Stewart aguentou até onde pode, sendo superado por Soler a 1200 metros do topo, com o espanhol a ir num ritmo completamente diferente. Soler passou com 11 segundos de vantagem no topo para um pequeno grupo perseguidor, onde estavam Molard e Wright, os mais sérios candidatos a envergarem a camisola vermelha no final do dia.



O combativo espanhol chegou a ter 15 segundos de vantagem, o grupo perseguidor juntou-se na descida, chegou a ameaçar Soler já dentro do quilómetro final, mas as várias hesitações foram fatais. Sempre ao seu ritmo, o ciclista da UAE Team Emirates pedalou para a vitória, a 2ª da carreira na Vuelta. A 4 segundos, Impey foi 2º e Wright 3º. O 4º lugar de Molard foi suficiente para o francês assegurar a liderança da Vuelta, por troca com Primoz Roglic, que chegou no pelotão a 5:09. João Almeida chegou no grupo.

By admin