Daqui a precisamente um mês tem início a aventura portuguesa nos Jogos Olímpicos de Paris 2024 no que diz respeito ao ciclismo. Será com o contra-relógio individual masculino que as cores nacionais se vão fazer à estrada e, como tal, o Comité Olímpico de Portugal acabou de anunciar os convocados para as Olímpiadas deste Verão. A representar Portugal na vertente da estrada estarão Nelson Oliveira, Rui Costa e Daniela Campos.
No lado masculino, ambos os ciclistas irão fazer as duas provas, tanto o contra-relógio individual como a prova de estrada, que se disputam a 27 de julho e 3 de agosto, respetivamente. Já Daniela Campos estará presente na prova de fundo, a 4 de agosto. Para Nelson Oliveira será a quarta participação em Jogos Olímpicos, ele que conseguiu ser 7º no contra-relógio em 2016 no Rio de Janeiro. Rui Costa fará os terceiros Jogos Olímpicos, depois de Londres 2012 e Rio 2016, onde foi 13º e 10º respetivamente. Já Daniela Campos irá fazer a sua estreia.
Para a pista, cujos eventos decorrem entre 5 e 11 de agosto, os convacados são Maria Martins, Iúri Leitão e Rui Oliveira. Para Maria Martins será o repetir de presença, esteve em Tóquio 2020, finalizando em 7º no Omnium e consequente diploma olímpico. Já para os dois representantes masculinos será a estreia nestas andanças, naquela que também será a estreira de Portugal nos Jogos Olímpicos. Por fim, Raquel Queirós também fará os seus segundos Jogos Olímpicos, estando presente no “cross country olímpico”, competição que decorre a 28 e 29 de julho.