Faltam cerca de 40 dias para o Santos Tour Down Under começar, a prova australiana que para muitos marca o início da temporada. Muitas equipas estão neste momento e estágios de pré-temporada para começar a trabalhar a condição física e melhorar o espírito de grupo. Mas, entretanto, algumas equipas e alguns ciclistas já confirmaram onde planeiam começar 2019.
Peter Sagan vai ser daqueles ciclistas muito ocupados em Janeiro e Fevereiro, depois de participar pela 4ª vez no Tour Down Under, viaja para a Argentina, para ser uma das estrelas da Vuelta a San Juan, fazendo a sua estreia aí. Elia Viviani vai tentar dar continuidade à sua melhor temporada de sempre, e para isso vai começar igualmente no Tour Down Under, ele que já ganhou na prova australiana.
Daryl Impey surpreendeu tudo e todos, ganhando o Tour Down Under em 2018, muito por causa das muitas bonificações em jogo, e tentará defender o título e honrar o dorsal 1 em 2019. A Mitchelton-Scott também estará focada em dar uma boa despedida a Matthews Hayman. Na Austrália outros nomes confirmados incluem Thomas de Gendt, Wout Poels ou Jarlinson Pantano.
Já falámos aqui da Vuelta a San Juan, que contará em 2019 talvez com o seu melhor elenco de sempre. Longe de Peter Sagan ser a única estrela da prova argentina, já que Nairo Quintana vai começar uma época decisiva na sua carreira aí, tal como o seu compatriota Fernando Gaviria, que se vai estrear na UAE Team Emirates. A Deceuninck-Quick Step vai levar Max Richeze, um homem da casa, o prodígio Remco Evenepoel (que também tem a Volta ao Algarve no seu programa) e o inevitável Julian Alaphilippe. Por fim, outro nome confirmado é o de Mark Cavendish, que não poderá contar com Mark Renshaw pelo menos até Fevereiro, já que o australiano fracturou a pélvis num acidente de treino recentemente. A apresentação oficial da Vuelta a San Juan é daqui a 2 dias.
A Tropicale Amissa Bongo, a maior prova africana, em 2019 a par da Volta ao Ruanda, vai contar com um peso pesado, na figura de André Greipel, que se vai estrear pela Arkea Samsic. A competição que contou com a presença, e vitória do Sporting-Tavira em 2018, também vai ter a Androni Giocattoli Sidermec (com o reforço Matteo Pelucchi).
Richie Porte optou por iniciar a temporada em casa, resta saber se ele irá alinhar no Tour Down Under, mas o reforço da Trek-Segafredo já confirmou que vai participar no Herald Sun Tour. A Mitchelton-Scott anunciou hoje que Johan Esteban Chaves, que quer voltar ao seu melhor, vai começar a competição na Volta à Comunidade Valenciana, onde também vão participar Matej Mohoric, e o actual campeão Mundial, Alejandro Valverde.