O ciclismo está a voltar em força e na Europa não é exceção! De hoje até domingo, a ilha de Maiorca acolhe o tradicional Challenge de Mallorca, prova composta por 5 clássicas, nos mais diversos tipos de terreno. Hoje o menu apresentava o Trofeo Calvia, um percurso bastante ondulante e que marcava a estreia de Rui Costa pela EF Education-EasyPost, curiosamente uma clássica que o poveiro venceu no ano passado, quando se estreou na temporada de 2023.
O início de Palmanova foi feito de muitos ataques, até que Simon Carr e Pablo Castrillo conseguiram quebrar a resistência do pelotão. Chegaram a circular ciclistas intermédios, no entanto a velocidade no pelotão comandado, principalmente, por Movistar e UAE Team Emirates impediu que estes grupos se conseguissem aproximar da frente. A velocidade aumentava, a dureza do percurso também e o grupo principal estava cada vez mais reduzido. A apenas 70 quilómetros do fim, quando o grupo dos favoritos tinha menos de 20 unidades, Marc Soler decidiu atacar.
A movimentação do espanhol serviu de ponte para os ataques de Brandon McNulty e Aleksandr Vlasov. Rapidamente estes três se juntaram e apanharam Mattia Bais, que seguia intermédio, e, a 40 quilómetros do fim, faziam a ponte com o duo da frente, Carr e Castrillo. Seis ciclistas na frente mas por pouco tempo, já que 5 quilómetros depois ficavam na frente Carr, McNulty e Vlasov. Atrás, Alex Aranburu e Alberto Bettiol eram os mais diretos perseguidores, tendo saído de um grupo onde esteve incluído Rui Costa.
Nos últimos 15 quilómetros, McNulty tentou por duas vezes deixar os seus rivais para trás no entanto estes esforços viriam a ser fatais. Depois de uma subida, e a menos de 4 quilómetros do fim, Vlasov atacava, McNulty sofria de cãibras e Carr demorou a responder. O russo chegou a ter uma boa vantagem, só que Carr ainda tinha energia para fechar o espaço. Dois ciclistas na frente para o quilómetro final, vitória entre eles e, no sprint, foi o britânico Carr a ser o mais forte, vencendo com relativa facilidade. Vlasov foi 2º e McNulty chegou, calmamente a 27 segundos, em 3º.
Aranburu bateu Bettiol na luta pelo 4º posto e, a já mais de 2 minutos, chegou um grupo numeroso, com Rui Costa a vencer o sprint, terminando em 6º no seu primeiro dia de competição. Dia em grande para a EF Education-EasyPost, colocando 3 ciclistas nos 6 primeiros lugares.