Mais um dia de intenso calor na Volta a Portugal com esta ligação entre Estremoz e Castelo Branco e mais uma boa oportunidade para os sprinters, desta vez com uma chegada bem durinha. Desta vez a luta para entrar na fuga foi bem feroz, só passado 3 dezenas de quilómetros é que João Macedo, Raul Rota, Yanne Dorembos e Unai Iribar, nenhum deles um grande perigo para a classificação geral. Desde cedo se desenhou uma boa luta pela classificação da montanha entre Raul Rota e João Macedo, se foi o ciclista da Rádio Popular-Boavista a ganhar a batalha da primeira contagem de montanha, foi João Macedo a empatar a contenda na segunda contagem de 3ª categoria.

No pelotão só a Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua trabalhava e por isso mesmo os 4 fugitivos entraram na subida para o Retaxo ainda com 2 minutos de avanço. Sentindo o grande perigo que conferia João Macedo para a liderança de Luis Angel Mate na montanha a formação basca decidiu começar a trabalhar e bem acelerou o ritmo. O ciclista português ainda passou na frente, com escassos segundos sobre Mate e César Fonte, resultando num empate na liderança da classificação da montanha.




João Macedo foi alcançado já durante a descida e os últimos 10 quilómetros foram repletos de tentativas para evitar o sprint compacto, com destaque para Elosegui e Pedro Andrade, o ciclista da ABTF Betão-Feirense foi absorvido já dentro dos 3 kms finais, quando a Kelly-Simoldes-UDO fez um excelente comboio para Luís Gomes, José Sousa foi o último elemento desse comboio, ultrapassado mesmo antes da última curva.

Na recta da meta entrou na frente Aleksandr Grigorev, vinha outro elemento de laranja atrás dele, mas era Andoni Lopez de Abetxuko, que lançou o sprint numa posição privilegiada. Parecia que o basco ia somar a maior vitória da carreira, só que nos últimos 100 metros e com uma recuperação incrível surgiu o checo Daniel Babor para vencer em Castelo Branco, diante de Abetxuko e de João Matias, que com as bonificações do 3º lugar é agora o novo camisola amarela da Volta a Portugal.

Com estes resultados houve mudanças em algumas classificações, Daniel Babor graças a 3 pódios é o novo líder por pontos e João Macedo com a grande etapa que fez hoje trouxe a camisola da montanha.

Foto: FPCiclismo/João Fonseca

 

By admin