Novo dia pelo carrossel do País Basco, com mais uma etapa de sobe e desce constante, tal como nos dias anteriores. Após uma grande luta, formou-se uma enorme fuga com Ruben Guerreiro, Cristian Rodriguez, Mauri Vansevenant, Geraint Thomas, Felix Grosschartner, Victor Lafay e Davide Formolo a serem os principais nomes a destacar.



No pelotão, a Jumbo-Visma controlou a diferença como quis e, mesmo não tendo como intenção apanhar a fuga, a vantagem nunca foi muito grande. A corrida mudou de cenário a 56 quilómetros do fim, com Tsgabu Grmay a atacar na frente. O etíope teve 20 quilómetros de aventura em solitário, sendo apanhado, e ultrapassado, por alguns antigos companheiros de fuga já na subida de Urruztimendi. Passada a subida, ficavam na frente Thomas, Lafay, Armirail e Guerreiro com 1:45 de vantagem para o pelotão.

Na descida, Formolo, Vansevenant e Iturria conseguiram fazer a ponte para a frente, grupo esse que entrou com praticamente 2 minutos de vantagem na derradeira subida do dia, Vivero. INEOS Grenadiers e TotalEnergies vinham a impor um ritmo mais forte e tudo isto fazia diminuir a diferença para a frente, onde Lafay se destacava dos restantes elementos da fuga.



Pierre Latour foi o primeiro a mexer no grupo dos favoritos, seguindo-se Daniel Martinez mas sempre com Primoz Roglic a responder muito facilmente. Mais perto do topo, Julian Alaphilippe atacou três vezes mas sempre com o grupo dos favoritos a fechar o espaço. Entretanto, Lafay tinha 50 segundos de vantagem para o grupo de Ruben Guerreiro e 1:15 para os favoritos.

Quick-Step e Bahrain-Victorious numa primeira fase e depois UAE Team Emirates colocaram-se na frente do grupo dos favoritos. A equipa árabe fez um trabalho fabuloso, reduziu muito a diferença de Lafay mas foi a entrada de Remco Evenepoel que anulou o francês já no quilómetro final.



Em ligeira subida, e com um final técnico, Daniel Martinez escolheu uma melhor trajetória, arrancando a 150 metros, aguentando uma feroz aproximação final de Julian Alaphilippe, para vencer pela diferença da grossura de um pneu. Diego Ulissi foi 3º e Primoz Roglic 4º, suficiente para manter a liderança da prova. Após ter andado em fuga, Ruben Guerreiro ainda foi 7º.

By admin